Projeto consiste em ampliar ecossistema digital com conectividade e redes específicas para viabilizar aplicações baseadas em IoT

São Paulo, 4 de fevereiro de 2021 – A Vivo Empresas, – segmento corporativo da Telefônica Brasil – será responsável por implantar um ecossistema digital que levará aplicações baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) à operação da Maha Energy, empresa sueca de desenvolvimento e produção de petróleo bruto e gás natural, com exploração no município de Pojuca, interior da Bahia. A infraestrutura de conexão, além da rede móvel, inclui as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para viabilizar todas as soluções em IoT.

A solução Agro 4G LTE-M / NB-IoT ampliará a automatização dos processos no campo de extração da empresa, facilitando as tomadas de decisão em tempo real. A nova infraestrutura digital permitirá o avanço na utilização de dispositivos IoT, como sensores e câmeras para perfuração, monitoramento de clima, solo e incêndio e geração de energia, que tornarão a operação mais eficiente e produtiva, otimizando horas de operação e consumo de combustível. Tudo isso gerenciado por meio da Vivo Kite Platform® – plataforma de gestão IoT -, que já conta com cerca de 10 milhões de dispositivos conectados no Brasil e fornece informações de status de todo parque conectado em tempo real, localização, concentrações de uso/mapa de calor, ações remotas e entre outros.

“Nosso modelo permite levar a digitalização aos mais diferentes segmentos, ajudando nossos clientes a transformarem seus negócios. Os dados gerados pelas soluções implementadas, permitirão que a Maha Energy obtenha acesso às informações de forma imediata e consistente da sua operação, a fim de promover a comunicação entre equipes, readequar atividades e reduzir riscos”, explica o head de IoT, Big Data e Inovação B2B da Vivo, Diego Aguiar.

Luciana Borges, general Manager da Maha Energy no Brasil evidencia como a solução fortalecerá a operação no país. “Atualmente no Campo TIÊ, possuímos reforçador de sinal de rede 3G, o qual nos possibilita atender uma pequena área de cobertura, e que nos obriga a utilizar rádios de longo alcance para suprir outras áreas. Com a chegada da infraestrutura para fornecimento de rede 4G/LTE, que atenderá todo o campo com cobertura outdoor e indoor, será disponibilizado uma melhor comunicação com a utilização de telefones celulares, aumentando a produtividade no campo e a segurança para todos os funcionários”, explica.

Soluções digitais Vivo Empresas – No mercado de Machine-to-Machine (M2M), tecnologia essencial para conexão entre os dispositivos e inserida no contexto de IoT, a Vivo mantém a liderança do setor, segundo a Anatel. Somos também reconhecidos mundialmente, pelo sexto ano consecutivo, líder no Quadrante Mágico do Gartner, que avalia fornecedores quanto à conectividade gerenciada, experiência no setor, serviços de valor agregado e capacidade global para desenvolver projetos de alta complexidade.