7 tendências para as indústrias em 2022

Foto: Reprodução Agência Brasil

Avanços tecnológicos são inevitáveis ao longo dos anos e servem para aprimorar processos que já são vantajosos, otimizando ainda mais seus resultados.

Com a indústria não é diferente. Após diversas transformações e adaptações, ela segue em constante melhora para oferecer ao mercado o que há de melhor em cada um dos seus setores.

Abordaremos neste artigo, as maiores mudanças tecnológicas apresentadas nos últimos anos e quais são as tendências para os próximos anos no setor. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

Como os avanços tecnológicos afetaram a indústria ao longo dos anos?

Quando falamos em tecnologia e indústria, facilmente podemos associar a lançamentos de ponta, robótica avançada e ideias futuristas, mas assim como nas casas e escritórios, ela também se encontra presente no setor de maneira rotineira e instantânea.

É certo que o futuro aguarda grandes investimentos para todas as áreas, assim como a indústria, mas não é de hoje que a tecnologia tem se tornado essencial para a área.

Um grande exemplo de mudança considerável criada dentro do contexto industrial, logo após a primeira revolução, é a rapidez e agilidade na manufatura a partir da criação e também utilização de máquinas à vapor.

Já a segunda revolução trouxe o taylorismo e o fordismo, que são os maiores responsáveis pelo início da produção em série e também da separação criada entre o trabalho intelectual e o trabalho manual.

Enquanto isso, a terceira revolução trouxe foco para a tecnologia mais avançada para a época, que estava em ascensão, e também a mão de obra especializada, que otimizava processos de manufatura.

Na metade do século XX, surgiu no Japão o conceito de toyotismo, que flexibilizava a produção, facilitando a terceirização de serviços, e consequentemente, maior otimização dos processos.

Além disso, também é importante citar Kaisen, que focava no conceito do modo operacional que produzia sem interrupções e Genchi Genbutsu, conceito de análise de cada uma das fontes do processo para reduzir falhas.

Também é possível citar ainda outras consideráveis mudanças que a tecnologia trouxe, como a criação da roda, o telégrafo, os transístors e a própria Internet.

Quais são as apostas tecnológicas para o futuro no setor industrial?

Embora em constante crescimento nos últimos anos, o setor da indústria tem sofrido grandes impactos durante o período de pandemia.

Por conta da grande crise que se abateu a nível mundial graças ao Coronavírus, é preciso muito cuidado para criar previsões sobre o setor, que depende de uma base sólida para ganhar força e se recuperar.

No entanto, é possível compreender a importância de novas tecnologias e adaptações após grandes mudanças, como citado anteriormente entre as inovações que transformaram não somente a indústria, como também a forma de viver da sociedade.

Da mesma maneira, quando falamos em reestruturação do setor no período pós pandemia, precisamos também citar as previsões tecnológicas que podem otimizar os resultados e promover melhorias para o mercado, como:

1. Inteligência artificial

A IA já é uma realidade no setor industrial há anos, mas estará ainda mais presente nos próximos anos, facilitando a otimização de processos e criação de cidades inteligentes.

Outra área fundamental em que a inteligência artificial será ainda mais aprimorada é na experiência do usuário, mais precisamente em diálogos e relacionamentos.

2. IOT ou Internet das coisas

A Internet das coisas ou IOT, nada mais é do que a capacidade de conexão de coisas cotidianas à Internet.

De maneira simplificada, ela representa a ação “sozinha” dos equipamentos de maneira online, como produção, fabricação, etc.

3. Big Data Analytics

Por meio da Big Data é possível armazenar e também cruzar todos os dados gerados nas operações anteriores, estipulando tendência e até prevendo o que deve ou não ser usado no futuro.

4. Automação industrial

Automação industrial significa análise direta de dados, de maneira automatizada, mas que se refere à atuação humana.

Ela facilita o uso inteligente da tecnologia para aprimorar, corrigir erros e evitar falhas do trabalho humano, atuando de maneira conjunta.

De maneira prática, é possível citar um grande exemplo de automação industrial, onde tecnologia e mão de obra humana são vistas trabalhando em prol de melhores resultados, como é o caso dos centros de distribuições.

Eles são grandes galpões especializados em recebimento, armazenamento, separação e entrega de objetos, responsáveis por otimizar os processos e melhorar a experiência do cliente, que pode ter suas encomendas entregues muito rápido e com segurança.

Para empresas que não têm interesse em investir na construção de um galpão próprio, a melhor escolha é alugar um galpão e focar toda a parte de processo dos itens em um único ambiente físico.

Ele oferece uma melhor estrutura, cobertura, proteção contra incêndios, além de ter uma base sólida de mão de obra especializada e excelentes softwares no mercado para aprimorar ainda mais os resultados.

5. Cibersegurança

Se a inteligência artificial avança, os dados se tornam ainda mais importantes e a presença digital se faz necessária, é proporcional a preocupação com os dados na Internet.

Afinal de contas, os riscos de ataques online se tornarão muito maiores, obrigando as empresas a reforçarem sua segurança na rede.

Será preciso maior investimento em cibersegurança e proteção de dados.

6. Energia renovável

Uma das maiores tendências para o futuro no setor é a utilização de energia renovável, que já vem sendo aprimorada há alguns anos.

De acordo com dados divulgados pela ONU, a energia é responsável por mais de 50% da emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera, prejudicando todo o planeta.

7. Impressão 3D

Existem algumas previsões no setor que garantem que o primeiro carro a ser produzido via impressão 3D será lançado no ano de 2022, promovendo a tendência desse tipo de tecnologia para o futuro.

Assim como todos os avanços tecnológicos, essas mudanças promovem a melhora e garantem melhor efetividade para a indústria.

Esteja atento às novas tecnologias!

Garanta excelentes resultados para a sua empresa e um bom desempenho do seu negócio por meio de novas tecnologias, principalmente aquelas que oferecem boas previsões a longo prazo.

Com elas, você estará garantindo seu lugar no futuro e com vantagem sobre a concorrência, promovendo a melhor experiência para seus clientes.