Violência contra crianças e adolescentes é tema de encontro virtual realizado pela Liga Álvaro Bahia

Foto: Divulgação

No ano passado, foi registrado no HEC um total de 569 casos. Foram 387 casos de negligência, seguidos de 69 casos de violência física e 55 casos de violência sexual. A maior parte ocorreu com crianças e adolescentes de Feira de Santana, do gênero masculino – 314 casos –, em faixa etária de 1 a 6 anos de idade – 270 casos.

Por causa da situação, foi criada no HEC uma Comissão de Violência, em Outubro de 2017, com o objetivo de avaliar e criar estratégias para diminuir o número de casos de violência contra crianças e adolescentes registrados na unidade. Em todos os casos, é feita a notificação e os encaminhamentos para as autoridades competentes.

Para a diretora do Martagão, Erica Oliveira, trata-se de uma situação de desrespeito aos direitos das crianças e adolescentes que precisa ser debatida, a fim de que soluções sejam criadas para coibir esse tipo de ocorrência. “Através do debate, gostaríamos de movimentar outras instituições e sensibilizar a sociedade. Procurar entender melhor o problema. Tentar criar soluções. Apontar caminhos. Destacar essa situação que não pode passar despercebida nas agendas tão concorridas do nosso cotidiano”, afirma.

Já a diretora operacional do HEC, Lívia Leite, ressalta que as ocorrências de violência têm relação com diversas áreas, além da saúde: social, educação e segurança. “É um problema multifatorial, mas que, no centro deles, estão as crianças e adolescentes, que terminam adoecendo”, diz.

Webinário – A mesa de abertura do encontro será formada por, além de Melo, a presidente da Sociedade Baiana de Pediatria, Dolores Fernandez, a subsecretária municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude, Deise Menezes e o major da Polícia Militar da Bahia Elson Cristovão. As inscrições gratuitas podem ser feitas por meio do site: https://bit.ly/WebinárioDireitodacriançaedoadolescente. Caso opte pela inscrição solidária, o recurso será revertido para o Martagão Gesteira.

Promovido pelo Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), unidade da Liga Álvaro Bahia, o evento ocorrerá das 9h às 17h. Dentre os temas, serão discutidos “o direito da criança e do adolescente”; “saúde e educação no contexto da violência contra a criança e o adolescente”; e a “Rede de proteção à criança e ao adolescente em situação de risco para a violência”.

Participarão, ainda, especialistas como o promotor da Infância em Juventude do Ministério Público da Bahia Carlos Martheo, a coordenadora da 8ª Defensoria Pública Regional, Laís Daniela Nunes Campos, a juíza da Vara da Infância e Juventude de Feira de Santana, Elke Figueiredo Schuster Gordilho, entre outros. Ao final do evento, será exibido um vídeo com uma mensagem do médium baiano Divaldo Franco. Confira programação completa no site do Martagão.

11 COMENTÁRIOS

  1. Greate post. Keep writing such kind of info on your site.
    Im really impressed by your site.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hey there, You’ve done
    an incredible job. I’ll definitely digg it and personally recommend to my
    friends. I am confident they will be benefited
    from this site.

    my webpage: voltes.net

  2. Thanks for all your work on this website. My daughter enjoys managing investigations and
    it’s easy to understand why. A number of us hear all of the lively manner you make valuable ideas on your
    website and in addition cause participation from people on this situation so my child is always studying a lot.

    Enjoy the remaining portion of the new year. You have been conducting a stunning
    job.

    Stop by my web blog :: aonebo.biz

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui