Por Julio Girão*

O que estamos vendo no cenário atual de um país politicamente dividido é um presidente falando asneiras diuturnamente, alguns cegos aplaudindo e, os esquerdistas de sempre,  criticando. O fato é que hoje o Brasil está dividido em três partes: Esquerdistas, seguidores incondicionais do PT, outra fatia supostamente direitista (em geral, de uma condição econômica invejável) e uma terça parte de perdidos que não se encaixam nesses grupos e que, por razões nem sempre similares tem que escolher para onde ir. Para piorar essa situação ainda temos que conviver com grande parte da imprensa trabalhando de forma parcial, defendendo seus próprios interesses.

Nesse contexto muitos não conseguem enxergar que uma crise econômica mundial está prestes a acontecer, uma briga sem precedentes entre EUA e China, que agrava mais ainda a situação e nosso Brasil adormecido, deitado em berço esplêndido, aprovando reformas exigidas pelo mercado, sem discutir com profundidade os problemas em sua essência, enquanto se aproxima uma recessão mundial e sequer percebemos o momento de letargia econômica do Brasil, o desemprego que não baixa e os brasileiros discutindo as bobagens que o comandante maior do Estado fala.

Assim, ficamos a nos perguntar: As falas abobadas de nosso presidente tem por objetivo desviar a atenção de problemas mais graves? O Brasil vive realmente um apagão de sanidade? Enquanto discutimos as besteiras proferidas por Bolsonaro, não debatemos o que realmente importa.   Certo mesmo é que estamos caminhando a passos largos para um futuro incerto. Enquanto reformas são aprovadas por um legislativo que vive uma crise moral, poderemos não encontrar o sonhado pote de ouro no fim do arco íris.

Só nos resta torcer para que o tão falado futuro do Brasil possa um dia se tornar realidade; que nós, brasileiros, possamos abrir os olhos e enfim enxergar os problemas reais que precisam ser tratados ou, quem sabe num último arroubo, apelemos para nossa Santa Dulce dos Pobres, isso para aqueles que ainda teimam em acreditar que Deus é brasileiro.

  • Julio Girão é administrador de empresas, empresário e ex-gerente geral do Banco do Brasil