Foto: divulgação

 

Uma das atrações da 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária é a Cozinha Show: Sabores e Saberes da Agricultura Familiar, onde chefs de cozinha e agricultores familiares farão a interação entre a gastronomia e a origem dos alimentos, com a apresentação de pratos desenvolvidos a partir dos produtos comercializados no evento.

Chefs como Ieda de Matos, Ícaro Rosa, Marina Sabino, Dudu Prado, José Morchon, Caco Marinho e Bruna Moreira vão resgatar saberes culinários dos povos rurais, indígenas e negros, identificando a cultura destes povos por meio da comida, revelando memórias e tradições no preparo de alimentos. A feira acontece de 24 de novembro a 02 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à 31ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro),

Participam das aulas professores, estudantes de nível médio técnico e universitário dos cursos de produção alimentícia e nutrição, pesquisadores, nutricionistas da rede estadual de saúde, merendeiras da rede estadual de educação, agricultores familiares, movimentos sociais do campo e iniciativa privada. Cada aula contará com 50 lugares. O público interessado em participar deve fazer a inscrição no local do evento.

Todos os dias, a Cozinha Show terá a explanação de professores sobre o tema Alimentos e Origem dos Povos, agricultores farão uma abordagem sobre a importância da produção e consumo de determinado alimento para a manutenção de sua cultura, chefs farão o preparo de pratos com os ingredientes abordados e haverá degustação do prato preparado.

A 9ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária traz como tema a Mulher Rural, que vem dando cara e forma para um rural mais humano, inclusivo e produtivo. São 270 empreendimentos, entre cooperativas e associações dos 27 Territórios de Identidade da Bahia, que comercializarão mais de dois mil produtos nos “Armazéns da Agricultura Familiar”.

A feira é promovida pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes).