A proliferação da condescendência

Quando cercar o inimigo, deixe uma saída para ele, caso contrário, ele lutará até a morte.

Sun Tzu, a Arte da Guerra.

Se existisse algum “êxito” para o paranoico, este aconteceria quando todos confiassem nas imagens de sua mente. Com tal característica, o presidente Jair Bolsonaro, de tanto falar e sentir as minucias arrebanha uma parte da população e extenua a outra.

Os efeitos desse delírio se consolidam no virtual e no real. E assim, a Internet abre espaço à falácia compulsiva, aos robôs do Twitter que devoram apesar de serem decifrados. Como disse John Gray, em Cachorros de Palha, o ser humano reproduz sua moralidade nas tecnologias. Tal qual um grande recipiente, o mundo virtual se tornou uma espécie de inconsciente digital. Lá estão os sonhos, discórdias, esquizofrenias, mal e bem, informação e desinformação.

Se as atitudes são reflexos dos conteúdos armazenados na mente, a Internet é um grande inconsciente digital que revela o próprio homem. São tempos em que a análise superficial tem mais espaço, uma característica que nos conduz ao pensamento de Sennet ao afirmar que “a angústia do tempo leva as pessoas a deslizar na superfície em vez de mergulhar”.

E é nessa superfície que as informações enganosas são encontradas. Nas redes sociais, por exemplo, estão as mais diversas espécies de agressões, muito típicas dos admiradores da intervenção militar. Desse vale mais sombrio são incitados ataques aos meios de comunicação, ameaças aos ministros do STF, ironias aos milhares de mortos pela COVID-19 e invasões a hospitais. Sim, esse lado primitivo está sempre à espreita, alucinado pelo desejo de entrar em cena e por indicar a forma mais desprezível de reação; quanto maior a vulgaridade, mais facilmente os tolos são incentivados  ao absurdo.   É dessa maneira que o presente entra em decomposição quando se prestigia o passado ditatorial.

Esses alucinados que enamoram a ditatura militar por terem sepultado sua liberdade e agora desejam velar a si mesmos, e outros que, por não terem vivido nessa época, são manipulados a habitar uma miragem.

Mas, ‘Ainda há tempo’, tal qual reverbera a consciência humana na música do cantor Criolo: As pessoas não são más/ Elas só estão perdidas/Ainda há tempo. Entretanto, prefiro direcionar a semântica do tempo para os aduladores, já que para o governo o tempo exauriu.

Quem não se recorda das palavras do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, na conhecida reunião ministerial? “(…) enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só se fala em COVID, e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas (…)”.  Não tão distante dessa sinuosidade, a ministra Damares Alves falava em “prender governadores e prefeitos”.  É preciso estar atento, pois existe algo além das conversas gravadas naquela ocasião, há uma corrosão silenciosa que percorre a sociedade brasileira.

Essa corrosão está, entre tantos, situada nas formas de gestão do sistema educacional, na tentativa de controlar os órgãos de fomento científico e universidades, na investida em deteriorar a arte e a cultura, na supressão de direitos dos povos indígenas, nas precárias relações internacionais e trabalhistas.

Se, para a insanidade a ética é insana, por subserviência, a condescendência prolifera. Despertem! Democracia: nenhum passo para trás!.

*Renato Dias Baptista é doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor associado da Universidade Estadual Paulista, UNESP.

31 COMENTÁRIOS

  1. I know this web page provides quality depending articles or reviews and
    other data, is there any other site which presents these
    information in quality?

    my blog post http://blogs.netoo.com/cgi-bin/cache.cgi?rec_id=1523233606&label=&DM=17%20fv%202012&DS=32374&L=fr&CS=UTF-8&DU=http://Cgi.Www5B.Biglobe.Ne.jp/~leen/cgi-bin/bbs/yybbs.cgi/%20resu

  2. I’ve been exploring for a bit for any high quality
    articles or blog posts on this sort of house . Exploring
    in Yahoo I eventually stumbled upon this site.
    Reading this info So i am glad to exhibit that
    I have a very just right uncanny feeling I discovered exactly
    what I needed. I most indisputably will make certain to don?t disregard this web site and give it a glance on a continuing basis.

    my page :: http://www.funkyfreeads.com

  3. I seriously love your site.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this web site yourself? Please reply back as I’m hoping to
    create my own website and would love to learn where you got this from or just what the theme is called.
    Many thanks!

  4. I think this is among the most vital info for
    me. And i’m glad reading your article. But should remark on few general things, The website style is wonderful, the articles is really great :
    D. Good job, cheers

  5. After going over a few of the blog articles on your website, I really appreciate your way of writing a blog.
    I saved as a favorite it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Take a look
    at my web site too and tell me how you feel.

    My blog: svetclub.ru

  6. Hello to every one, the contents present at this web site are actually
    remarkable for people knowledge, well, keep up the nice work fellows.

    Here is my page: http://dyna.cpshs.hcc.edu.tw/dyna/webs/gotourl.php?url=//www.lifeadventureexplore.com%2Fgroups%2Fquit-smoking-grass-today-why-marijuana-hurts-and-could-should-stop-it%2F

  7. This design is spectacular! You most certainly know how to keep a
    reader entertained. Between your wit and your videos, I was almost moved to start my own blog (well, almost…HaHa!) Excellent job.
    I really loved what you had to say, and more than that, how you presented
    it. Too cool!

  8. Hi, I believe your web site could possibly be having browser compatibility issues.

    Whenever I look at your site in Safari, it looks fine
    however, if opening in I.E., it’s got some overlapping issues.
    I merely wanted to give you a quick heads up! Besides that, excellent site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui