Para organizar e manter em bom estado de conservação os estoques de vacina contra a Febre Aftosa, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) intensifica a fiscalização em revendas de produtos agrícolas, com vistas à preparação para a II Etapa da Campanha de Vacinação, que acontece no mês de novembro na Bahia para bovinos e bubalinos de zero a 24 meses.

Uma das equipes percorreu os 18 municípios do Território Semiárido Nordeste II, finalizando o inventário da primeira etapa da Campanha que, excepcionalmente esse ano, aconteceu, ao invés de trinta, sessenta dias corridos durante os meses de maio e junho, por conta das dificuldades de logística em meio à pandemia do Covid-19 que provocou o fechamento de diversas cidades baianas, no período da vacinação. “Apesar das adversidades, mais de 93% do rebanho baiano foi imunizado e a segunda etapa da Campanha já está sendo estruturada”, destaca o diretor-geral da Adab, Maurício Bacelar.

Mais de 30 lojas da região foram visitadas, quando os fiscais observaram a temperatura dos refrigeradores, a validade dos produtos quimioterápicos e o acondicionamento dos estoques de vacina.

Três mil doses foram recolhidas e cinco lojas autuadas, outras duas multadas por apresentar inconformidades com a legislação vigente. As doses foram destruídas por estarem com o prazo de validade vencido.

“Manter produtos vencidos em estoque e dentro da geladeira, sem que a Adab seja informada com antecedência sobre o motivo, implica em desobediência à legislação sanitária”, atesta o técnico em fiscalização, Nourivaldo Cruz.

Para Regys Cabral, também técnico da Adab, as visitações são fundamentais para a saúde pública. “Desenvolvemos as atividades de prevenção para que os criadores adquiram produtos de qualidade e a imunização seja eficaz”.

“A fiscalização vai prosseguir durante todo o mês de outubro para que, a partir do dia 01 de novembro, a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, aconteça em todo o território baiano”, avisa o coordenador do PNEFA-Ba (Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa), José Neder.

Fonte: Ascom/Adab