Projeto “Animadinhos Ciberteatro” reúne animação, teatro, cinema e novas tecnologias com três espetáculos e diversas apresentações através do canal do YouTube da Firjan SESI

Sentindo a necessidade de elaborar algo que atendesse e entretece os jovens no setor artístico em meio ao cenário pandêmico, a atriz e produtora Marcielly Vanucci criou o projeto “Animadinhos Ciberteatro”, que reúne, de forma inédita, animação, teatro, cinema e novas tecnologias, trazendo neste mês o espetáculo infanto-juvenil “Era uma vez um adulto”, desenvolvido pela Companhia Cegonha – Bando de Criação, que será exibida em duas semanas, com estreia quinta-feira(16) seguindo em cartaz até domingo (26). As quintas a exibição acontece às 15h, sextas às 11h. Já sábados e domingos será às 18h, podendo ser visto de qualquer lugar do país através do canal do YouTube da Firjan SESI.

De forma lúdica, o espetáculo “Era uma vez um adulto”, é o segundo do projeto “Animadinhos Ciber Teatro” a ser exibido, contando ainda com mais uma montagem nos próximo mês. Na peça o boneco se une ao roteiro que trata sobre a infância, a leveza e a importância do espírito da brincadeira.

A inovação trazida na montagem, vem da periferia junto com a idealizadora do projeto e alcança o mundo através do Youtube. Atriz e produtora cultural, Marcielly Vanucci, de 35 anos, é nascida em Itaboraí, região metropolitana periférica do estado do Rio.

Antenada no que rege a cultura brasileira, a produtora cultural trabalha na área desde 2004, quando integrou, durante o ensino médio, o primeiro grupo de teatro, “Balaio de Artes”, formado por quatro mulheres. Já profissionalmente, sua jornada começou em 2011, quando integrou a Central Única das Favelas (CUFA), neste projeto traz uma proposta de inovação.

“Acredito na potência da produção cultural, sou tomada por ela e faço questão de ser mais uma entre os amigos periféricos a espalhar nossos olhares sobre o mundo. É a linguagem que eu escolhi me comunicar”, pontuou.

Inovador, frente à pandemia de Covid-19, que atingiu e reconfigurou inúmeras atividades pelo Brasil afora, principalmente, o segmento da cultura, o trabalho, que é moldado por algumas pesquisas, leituras e observação do mundo, será realizado em minitemporada online.  “O primeiro pensamento foi o público, criando alguma coisa para o infanto-juvenil. Eu que sou de teatro, pensando na tela, dado o momento dos teatros fechados, e também tendo em vista que eu ia fazer um projeto para uma galera nascida em 2010, 2011, 2012 e daí para frente. Como nos comunicamos com essa geração, sabe? Quem são eles, como apreendem um mundo que já nasce na cibercultura? O segundo foco então foi sobre como compartilhar teatro a partir desses movimentos. Uma nova geração e cultura digital. Aí me veio a linguagem de ‘Teatro de Formas Animadas’, que é uma linguagem no teatro artesanal tecnológica. Assim, teci o terceiro fio, que era aliar teatro, cinema e novas tecnologias. Queria um teatro de animação, com cortes e ângulos de cinema e com pitadas digitais. A nossa vinheta do projeto é um misto de boneco digital e boneco artesanal manipulado”, ressalta Marcielly.

Já o Grupo Cegonha – Bando de Criação foi criado em 2017 mas que tem em

sua bagagem atores-bonequeiros de longa data e são pesquisadores de audiovisual e novastecnologias, também trabalham com manipulação de bonecos digitais.

Para assistir aos espetáculos do projeto “Animadinhos Ciberteatro”, que ficarão em cartaz até o dia 26 de agosto, basta acessar o canal do Firjan SESI no YouTube pelo link https://www.youtube.com/channel/UCDdAtDU46fXkkyYA_d2SNYw. Em casos de dúvidas ou para mais informações, basta entrar em contato com a responsável da montagem Marcielly Vanucci através do seu Instagram @marciellyvanucci https://instagram.com/marciellyvanucci?utm_medium=copy_link ou pelo número de celular (21) 9 7930 9683.

SERVIÇO:

LOCAL: ONLINE

PLATAFORMA: YOUTUBE – CANAL FIRJAN SESI

link:  https://www.youtube.com/channel/UCDdAtDU46fXkkyYA_d2SNYw

DATA E HORA : dias 16 e 23 às 15h,  dias 17 e 24 às 11h. Já nos dias 18,19, 25 e 26  de setembro, às 18h.

INGRESSOS: GRATUITOS

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: LIVRE

GÊNERO: INFANTOJUVENIL

Era uma vez um adulto

16/09 – (quinta-feira) -15h

17/09 – (sexta-feira) – 11h

18/09 – (sábado) – 18h

19/09 – (domingo) -18h

23, 24, 25 e 26/09 (mesmos horários da primeira semana)