© REUTERS / Jonathan Ernst

Ao falar para o pool de jornalistas da Casa Branca após o encontro com o líder norte-coreano, Donald Trump comunicou que as sanções contra Pyongyang não serão levantadas até que o país deixe de possuir as armas nucleares prontas para serem usadas.

“As sanções serão canceladas quando tivermos a certeza de que eles não têm possibilidade de usar seus armamentos nucleares”, explicou.

O chefe da Casa Branca adiantou que está “ansioso” por este momento. Ao mesmo tempo, ele assegurou aos jornalistas que “não fez nenhumas concessões” ao seu homólogo norte-coreano.

“Durante algum período de tempo, as sanções contra a Coreia do Norte vão ficar em vigor. Estamos sonhando com um futuro no qual todos os coreanos possam viver juntos em harmonia e suas esperanças renasçam”, argumentou.Entretanto, o presidente revelou que “suspendeu” as medidas restritivas em relação a 300 novos artigos norte-coreanos para não demonstrar “falta de respeito” ao seu homólogo.

Contudo, o presidente estadunidense observou que, do ponto de vista tecnológico, o processo de desnuclearização vai demorar bastante.

“Eu li e assisti bastantes coisas sobre isso. O fim completo e eficiente de desnuclearização leva muito tempo. Isto demora, do ponto de vista técnico, e teremos que esperar por algum período de tempo”, explicou.

Porém, frisou Trump, a parte norte-americana espera que este processo “comece muito em breve”.