A Academia do Garçom, de iniciativa da Cerveja Bohemia, é uma ferramenta rápida, segura, gratuita e fácil de usar: o garçom desempregado faz um cadastro e seus dados alimentam um banco de dados. O empresário acessa esse conteúdo, seleciona o candidato que mais se aproxima do perfil da sua empresa e faz o contato direto com o garçom.

“A Academia do Garçom nasceu para ajudar na retomada da economia desse segmento, sendo um elo seguro entre quem procura uma vaga no mercado de trabalho e quem a oferece”, destaca Antenor Neto, coordenador de marketing da Ambev (dona da Bohemia).

Segundo a Abrasel, cerca de 17 mil bares e restaurantes permaneceram fechados em Salvador, desde o dia 16 de março, início da quarentena. Neste período, a associação estima que, só na capital baiana, cerca de 25 mil trabalhadores perderam o emprego.

Com o início da segunda fase de retomada da economia, anunciada pela Prefeitura de Salvador este mês, milhares de bares e restaurantes reabriram, mas, neste momento, o desafio dos empresários é contratar e capacitar os trabalhadores para oferecer segurança necessária aos consumidores.

Diante desse cenário, segundo o coordenador de marketing da Ambev, foi criada a Academia do Garçom, uma plataforma virtual com o objetivo de identificar estes profissionais. “A ideia é conectar os garçons desempregados aos donos de bares e restaurantes de forma rápida e segura”, explica Antenor Neto.

Nos formatos de aplicativo e site, Academia do Garçom, em parceria com a Abrasel, permite que o profissional desempregado se cadastre e se qualifique para reinserção no mercado. O acesso é gratuito, basta acessar o site https://academiadogarcom.bohemiapuromalte.com.br e se cadastrar.

“Os treinamentos são 100% online e as aulas voltadas também para o período pós Covid-19. Entre os cursos estão: técnicas de atendimento, segurança e higienização, vendas e conhecimento cervejeiro”, explica Luiz Henrique do Amaral, executivo da Abrasel na Bahia.

Ainda segundo Luiz Henrique, o garçom que completar a carga horária receberá um certificado e uma colocação especial dentro da plataforma, colocando à frente de outros concorrentes. Ao buscar um novo profissional, o empresário poderá checar se o garçom é certificado.

 

Divulgação