O famoso artesanato em cerâmica de Maragogipinho, maior centro oleiro da América Latina, é um dos destaques da Feira Artesanato da Bahia, que acontece até o dia 25 de outubro, na Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping. O evento reúne as peças criadas pelos artesãos nas olarias do distrito de Aratuípe, no Recôncavo, que vão desde miniaturas (caxixis), utensílios domésticos e de decoração.

Além da comercialização de peças, o evento também é uma oportunidade para baianos e turistas conhecerem a diversidade de técnicas e materiais que representam a identidade cultural da Bahia. Da decoração, utilitários, presentes até a moda, estão sendo comercializados produtos criados através de várias técnicas, como bordados, cerâmica, cestaria, costura, papietagem, renda, tapeçaria tecelagem, entre outras. Na feira, o artesanato está apresentado em 12 estandes, que representam os polos de produção artesanal do estado, além das comunidades tradicionais indígenas, e de ceramistas.

“O Governo do Estado reconhece o potencial econômico do artesanato e o papel que ele desempenha na consolidação da nossa identidade cultural, por isso investiu R$ 5 milhões na qualificação, promoção e comercialização da produção artesanal baiana. Como parte das ações, foi reinaugurada a loja do Porto da Barra, criamos uma plataforma virtual de divulgação e retomamos as feiras de artesanato, levando os produtos dos diversos territórios de identidade para locais de grande circulação. São estratégias integradas para valorizar o segmento e ampliar a renda de artesãos e artesãs da Bahia”, afirma o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

A Feira Artesanato da Bahia segue os protocolos de higiene e prevenção da Covid-19. A realização é da Fábrica Cultural e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, com o apoio do Salvador Shopping.

SERVIÇO

FEIRA ARTESANATO DA BAHIA

Data: 14 a 25 de outubro de 2020

Horário: Segunda a sábado, das 11h às 21h; domingo, das 12h às 21h.

Local: Salvador Shopping – Praça Central – Piso L1 – Av. Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores, Salvador – BA.

Realização: Fábrica Cultural e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, com o apoio do Salvador Shopping.

Visitação gratuita