O Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo) anunciou nesta quarta-feira (23) o registro da vacina russa Sputnik V contra o coronavírus pela Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Dispositivos Médicos da Argentina (ANMAT).

“Com a aprovação da ANMAT, a Sputnik V se tornará uma parte importante do portfólio nacional de vacinas contra o coronavírus da Argentina e fará uma contribuição significativa para garantir a segurança pública contra a pandemia. Esperamos que o primeiro carregamento da vacina chegue à Argentina muito em breve e seja uma boa notícia para o Natal”, afirmou Kirill Dmitriev, diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Direto.

As informações foram confirmadas pelo site oficial da Sputnik V.

Com isso, a Argentina tornou-se o primeiro país da América Latina a registrar oficialmente o imunizante Sputnik V. A vacina foi registrada sob o procedimento de autorização de uso emergencial, sendo aprovada pelo regulador ANMAT, com base nos resultados dos ensaios clínicos de fase três na Rússia.

Diretor-geral do RFPI, Kirill Dmitriev, durante encontro entre investidores e o presidente Vladimir Putin, em 11 de março de 2020
© SPUTNIK / MIKHAIL KLEMENTIEV Diretor-geral do RFPI, Kirill Dmitriev, durante encontro entre investidores e o presidente Vladimir Putin, em 11 de março de 2020

Kirill Dmitriev comentou também a respeito da decisão do governo da Argentina, que oficializou a Sputnik V como a segunda vacina autorizada para combater a pandemia de coronavírus no país.

“O registro da vacina Sputnik V na Argentina sem ensaios clínicos adicionais no país é uma prova dos padrões regulatórios russos e da qualidade dos ensaios clínicos. Estamos prontos para desenvolver cooperação sobre a vacina com outros países da América Latina e esperamos que eles levem em consideração a decisão da ANMAT”, afirmou.

No dia 10 de dezembro, a RFPI e o governo da Argentina firmaram contrato para fornecimento de 10 milhões de doses da vacina Sputnik V ao país. Representantes da ANMAT inspecionaram vários locais de produção de vacinas que fornecerão o Sputnik V à Argentina.

​O fornecimento da vacina para a Argentina será facilitado por parceiros internacionais da RFPI na Índia, China, Coréia do Sul e outros países.

A Sputnik V

A eficácia da Sputnik V é de 91,4%. O cálculo foi baseado na análise de dados de voluntários, que receberam a primeira e a segunda doses da vacina Sputnik V ou placebo no terceiro e último ponto de controle de 78 casos confirmados, de acordo com os ensaios clínicos de fase três.

A vacina demonstrou eficácia de 100% contra casos graves de coronavírus. Além de sua taxa de eficácia, a vacina é baseada em uma plataforma segura e bem estudada de vetores adenovirais humanos. O custo de uma dose é inferior a US$ 10 (R$ 52,10) para os mercados internacionais. Ela é armazenada a uma temperatura de dois a oito graus Celsius, o que permite seu armazenamento e fácil distribuição.

Frascos da vacina Sputnik V (foto de arquivo)
© SPUTNIK / RFPI E CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE EPIDEMIOLOGIA E MICROBIOLOGIA GAMALEYA Frascos da vacina Sputnik V (foto de arquivo)
Fonte: Sputnik Brasil