Site traz informações sobre a produção artesanal do estado e uma vitrine virtual, com produtos à venda.

Criativo e cheio de identidade pela sua diversidade, história e tradição, o Artesanato da Bahia vai ganhar mais visibilidade com o lançamento de um portal moderno, ágil e que vem reforçar o contato do público com a produção de artesãs e artesãos. Importante ferramenta para ampliar as informações do artesanato baiano no ambiente digital, o site (www.artesanatodabahia.com.br) foi desenvolvido com a proposta de promover o setor e criar mais um espaço de comercialização.

O lançamento da plataforma digital faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – SETRE Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato – CFA, e da Associação Fábrica Cultural. A realização de um diagnóstico integrado do setor, que trará subsídios para o direcionamento de políticas públicas, e o lançamento de um plano de qualificação, através de uma rede virtual de compartilhamento de saberes, também estão entre as ações em andamento.

Com design moderno, clean e inovador, o site foi desenvolvido com ferramentas de interatividade e conectado às redes sociais. É rápido e muito fácil navegar em busca de informações sobre produtos, vendas online ou em loja física, notícias atuais e informações gerais e institucionais sobre o artesanato produzido no estado. A plataforma também traz links para atendimento aos artesãos, participação em pesquisas e contato com os órgãos responsáveis, além de redirecionar para os formulários do pré-cadastramento no Portal do Artesanato Brasileiro para a emissão da Carteira Nacional do Artesão.

Espaço importante dentro da plataforma, a Vitrine Online traz para o ambiente digital os produtos à venda no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, inaugurado em dezembro de 2019, no Porto da Barra. “O artesanato da Bahia ganha um novo aliado para expor e comercializar seus produtos, especialmente neste momento em que o distanciamento social dificulta as vendas presenciais. Com o lançamento do site, a loja se adapta às tendências de mercado e possibilita que o trabalho de artesãs e artesãos do estado, reconhecido pela qualidade e originalidade, alcance mais consumidores”, destaca o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães.

A diversidade do povo baiano, através das misturas de culturas, reflete na produção de um artesanato com identidade, diferenciado pela sua criatividade e técnicas. O portal pretende reunir, através da produção de conteúdos exclusivos, este vasto repertório de trabalhos predominantemente manuais, que unem tradição e inovação, numa intrincada rede de influências e origens. Destacam-se peças decorativas e utilitárias, criadas com bordados, carpintaria, cerâmica, cestaria, papietagem, renda, tapeçaria, tecelagem, luteria, entre várias outras técnicas.

“A plataforma digital do Artesanato da Bahia é um espaço de promoção do conhecimento sobre a nossa história e tradição e também de sustentabilidade e inclusão. Conhecer, comprar e divulgar o trabalho de artesãs e artesãos do estado é um ato de afirmação de nossas identidades”, conclui Teresa Carvalho, Diretora de Projetos da Associação Fábrica Cultural.

Jamil Moreira Castro