Foram selecionadas 55 obras entre performances, shows musicais, curtas, fotografias e artesanatos de artistas dos 6 macroterritórios do estado 

Artistas de toda Bahia que se inscreveram para participar do Festival Balaiano  já podem conferir o resultado da seleção no site do projeto: www.festivalbalaiano.com.br/artistas-selecionados/. Foram mais de 250 inscrições entre performances, apresentações musicais, curtas-metragens, exposições fotográficas e obras de artesanato, vindas de 65 municípios baianos. Dessas, foram selecionadas 55 artistas de 37 municípios para compor a programação do Festival. O processo de seleção contou com o apoio de mobilizadores culturais e foi realizado por uma equipe de curadoria composta por agentes de diversos segmentos artísticos e representantes de cada um dos seis macroterritórios do estado.

Macroterritório 1: compreende as regiões Litoral Sul, Baixo Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento. A curadora responsável foi Tacila Mendes, que atua há 11 anos na assessoria de comunicação de projetos culturais e sociais. É uma das cantoras-fundadoras da banda Mulheres em Domínio Público e atua no mapeamento cultural realizado pelo Programa de Valorização da Cultura. A mobilizadora foi a ativista  Miriam Silva, que esteve à frente da gestão do Centro de Cultura de Porto Seguro, democratizando a cultura na região.

Macroterritório 2: região Metropolitana de Salvador, Litoral Norte – Agreste Baiano  e Recôncavo. Curadoria de Ziati Franco, homem trans, produtor, Coach Artístico e contrabaixista, atua com gestão de pessoas e tem mais de 10 anos de experiência no campo artístico musical. A mobilizadora foi a professora de educação artística, atriz, sambadeira e coordenadora da companhia Teatro de Esquina, Cláudia Nascimento.

Macroterritório 3: Semiárido Nordeste, Itaparica (Ba/Pe), Portal do Sertão, Sisal, Piemonte Norte do Itapicuru. Curadoria de Igor Gnomo, instrumentista, compositor, empreendedor e produtor musical / cultural. O mobilizador foi Rubinho Lima, escritor, editor e produtor cultural, coordenador da Editora Oxente.

Macroterritório 4: Irecê, Piemonte da Diamantina, Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Jacuípe. Curadoria de Maryanne Dultra Bastos, produtora cultural, arte-educadora, griô aprendiz, coordenadora do Ponto de Cultura Circo do Capão. A mobilizadora foi Vone Ferreira, artista têxtil, atriz e  compositora de coco.

Macroterritório 5: Oeste Baiano / Bacia do Rio Grande, Bacia do Rio Corrente, Velho Chico e Bacia do Paramirim. Curadoria de Chris Ramos, ativista e agente cultural, web designer, idealizadora de Projeto “Eu Crio” – um suporte a artistas e produtores culturais através da internet.  A mobilizadora foi Marina Ferreira, pedagoga, comunicadora na Casulo Criativo, produtora cultural e vice-coordenadora da Cia de Teatro Retórica Desnuda.

Macroterritório 6: Médio Sudoeste, Vale do Jiquiriçá, Sertão Produtivo, Vitória da Conquista e Médio Rio de Contas. Curadoria de Patrícia Chaves, que atua no audiovisual e teatro como produtora, diretora, roteirista e montadora, além de ministrar cursos, oficinas e workshop de roteiro, teatro e interpretação. O mobilizador é o cantor e compositor Guigga, com mais de 20 anos de trajetória na música e criador do Sarau Casa da Borracha.

O Festival Balaiano tem como objetivo contemplar a diversidade cultural do estado da Bahia através de seus seis macroterritórios e propor uma rede colaborativa entre esses artistas.De acordo com os coordenadores do projeto, André Oliveira, Edmilia Barros e Angela Marques, a proposta é evidenciar grupos criativos pouco conhecidos e engaja-los a interagir com artistas semelhantes, como forma de fortalecer e disseminar as produções por todas as regiões do estado.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.