O projeto MURAL (Movimento Urbano de Arte Livre) acaba de dar início à sua fase prática nessa segunda edição. Esse ano, serão realizados quatro murais, assinados pelos artistas Tiago Ramsés e Ananda Santana (DoisDetalhes); Stella Bosini (La Mona); Anderson Santos e Oliver Dórea. O primeiro a abrir os trabalhos foi Anderson Santos. “Estou muito contente em poder participar desta segunda edição do Projeto Mural. Agora a minha maior expectativa é para o início dos trabalhos por causa das limitações impostas pela pandemia, mas me excita muito o desafio de realizar uma pintura assim tão grande. E também a ideia de fazer uma obra para ser parte da incrível galeria a céu aberto que é o bairro do Comércio”, contou. Anderson é pintor e desenhista, Mestre em Artes Visuais pela UFBA.

Quem também já começou a trabalhar na fase prática foi o duo DoisDetalhes, capitaneado pelos artistas Tiago Ramsés e Ananda Santana. Tiago conta que “desde a primeira edição do MURAL, já fiquei fascinado pela estrutura e proporção das pinturas, e ficou o desejo de numa próxima oportunidade participar como artista. Eu e Ananda entramos 2021 vibrando esse desejo de pintarmos algo grande em Salvador e vimos no edital do Projeto MURAL essa oportunidade. Felizmente fomos selecionados e é um sonho/meta de 2021 que será alcançado”. Para Ananda, “antes do Projeto MURAL a cidade de Salvador não tinha seus olhos abertos para pinturas em empenas, grandes murais. Vi o projeto como um mecanismo muito enriquecedor para a nossa cidade, trazendo mais cores e vida, mudando o dia de quem passa por essas telas. Estar no MURAL esse ano enquanto DoisDetalhes, é a realização de um grande sonho”.

Seguindo o cronograma de execuções, a previsão é de que no início de abril todos os painéis já estejam sendo realizados e esses dois primeiros já em fase final. Vale lembrar que todos os profissionais envolvidos na execução do MURAL estão seguindo regras sanitárias em relação à prevenção contra o COVID-19. Enquanto guardam um pouco da ansiedade, Stella Bosini e Oliver Dórea fazem os ajustes finais em seus projetos, para entrarem em campo nesta última semana de março. “É um sonho muito antigo meu. Desde quando comecei a pintar, a trabalhar com arte, com grafite. Sempre quis pintar uma empena, um painel. Passava pela região do Comércio e vendo as obras da primeira edição do Projeto MURAL comentei com minha esposa que queria estar ali. E de repente nesse ano pesado, de pandemia, ganho esse presente. Estou muito feliz mesmo por ter sido selecionado por esse projeto e poder estampar a lateral de um prédio na minha cidade”, conta Oliver. “A emoção é gigante tanto quanto esse prédio! Estou muito feliz, muito contente e para mim é um sonho que estou por alcançar. É uma forma de empoderamento como mulher, como artista e como imigrante”, defende Stella.

Os artistas foram selecionados pelos curadores do Projeto MURAL, o professor, artista e Doutor em Artes Visuais pela UFBA, Zé de Rocha e a jornalista e produtora cultural, Vanessa Vieira, também idealizadora do projeto. A temática das obras é “Separado é Tudo Junto” – A arte proporcionando união, acolhimento, e reflexão sobre novos hábitos, colaborando também para a afirmação da potência artística existente na Bahia. A previsão é que o término da execução do projeto seja ainda em abril deste ano.

O MURAL é uma realização da Trevo Produções, e esta segunda edição é um projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal. Todos os detalhes sobre os artistas selecionados, fotos e vídeos da primeira edição, estão no site www.projetomural.art.br.