Autistas também praticam esportes

Foto: Reprodução/ Londrinatur

*Pediatra e Neurologista Infantil Dr. Clay Brites

Será que autistas podem praticar esportes? Será que eles conseguem se sair melhor que os outros? Geralmente, os autistas são pessoas que conseguem ter grandes ganhos ou grandes conquistas naquilo que fazem por serem hiper focados e altamente interessados. Por outro lado, tem pouca assertividade ou pouca flexibilidade social, pouca empatia e não sabem lidar muitas vezes com situações que exigem automaticamente uma boa percepção social.

Normalmente, autistas não têm boa performance motora, espacial e executiva para cumprimento de atividades que envolvam esportes. Então, ele só vai ter vantagem se for fascinado, hiper focado naquele esporte.

Os benefícios da prática esportiva são vários. O primeiro é ajudar o indivíduo a se socializar. A grande maioria dos esportes são sociais, exigem o compartilhamento, exigem estratégia que depende do outro, isso traz benefícios de estimulação de interação social e a melhora no comportamento social.

Melhor ainda, pois faz o autista se movimentar, porque normalmente eles não gostam de fazer exercícios. Preferem ambientes fechados, restritos, silenciosos e que envolvam tecnologias. Isso faz com que eles se restrinjam a atividades sedentárias e eleve o risco de, na fase adulta, desenvolver processos crônicos causados por sedentarismo, aumento do colesterol, maior risco de diabetes e hipertensão e, consequentemente, pode vir a ter problemas de maior exposição a eventos ou distúrbios que são gerados por esses problemas como AVC e infarto.

Muitos questionam, mas eles precisam ter cuidados ao praticar esportes? Não há especificamente nenhum cuidado que o autista tem que ter. Ele só precisa entender e ser explicado que a prática de esportes requer cumprir regras e seguir uma rotina.  Ele vai ter que trabalhar determinadas atividades esportivas juntos com os outros, compartilhando jogadas, compartilhando interesses, compartilhando um espírito de equipe. Isso para o autista é muito difícil.

Os cuidados que os profissionais têm de ter com o autista é saber que ele tem dificuldades de entender linguagem de duplo sentido. Tem também dificuldade de organizar dentro dos pensamentos dele a sequência de uma jogada ou a sequência compartilhada de um processo social. Além disso, em uma jogada, eles têm menos coordenação motora. Por isso, vão precisar de um pouco mais de compreensão do educador físico para trabalhar a parte da psicomotricidade.

Uma coisa importante de dizer é que quem tem autismo tem pavio curto, na maioria das vezes são indivíduos que mudam de humor de uma hora para outra e não toleram muito passar por disparates ou situações onde eles são contrariados.  O esporte que eu sugiro para o autista é aquele que o agrada, o que traga menos estímulos indesejáveis. As recomendações de esportes são os que ajudam a melhorar a capacidade de percepção social como os esportes jogados em grupo.

(*) Pediatra e Neurologista Infantil (Pediatrician and Child Neurologist); Doutor em Ciências Médicas/UNICAMP (PhD on Medical Science); autor de livros sobre educação e transtornos de aprendizagem, Membro da ABENEPI-PR e SBP (Titular Member of Pediatric Brazilian Society); Speaker of Neurosaber Institute. 

28 COMENTÁRIOS

  1. Nice weblog right here! Additionally your web site so much up very fast!
    What web host are you the usage of? Can I am getting your affiliate link for your host?
    I wish my site loaded up as quickly as yours lol

  2. Of course, what a splendid blog and illuminating posts, I definitely
    will bookmark your blog.Have an awsome day!

    my web blog :: http://blogs.netoo.com/cgi-bin/cache.cgi?rec_id=1523233606&label=&DM=17%20fv%202012&DS=32374&L=fr&CS=UTF-8&DU=http://volvic.s22.Xrea.com/cgi-bin/aska/aska.cgi/novel.html

  3. Hey there! I just wish to give you a big thumbs up for
    your great information you’ve got here on this post. I am coming back to your blog for more soon.

    Also visit my blog post … http://orangegate.s4.xrea.com/cgi-bin/card/card.cgi?action=registerhttp://grassamerica.com/__media__/js/netsoltrademark.php%3Fd=ilssi.org%2Fforums%2Fusers%2Fshelleycastanon%2F

  4. Good day I am so happy I found your website, I really found you by mistake, while I was looking on Yahoo for something else, Nonetheless I
    am here now and would just like to say cheers for a incredible post and a all round exciting blog (I
    also love the theme/design), I don’t have time to
    look over it all at the moment but I have bookmarked it and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to
    read much more, Please do keep up the great job.

  5. hello there and thank you for your information ?
    I have certainly picked up something new from right here. I did however expertise some technical points using this website, since I experienced to reload
    the web site lots of times previous to I could get it to load correctly.

    I had been wondering if your web hosting is OK?

    Not that I’m complaining, but slow loading instances times will
    sometimes affect your placement in google and can damage
    your quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Anyway I am adding this RSS to my email and can look out for much more of
    your respective intriguing content. Make sure you update
    this again very soon..

    Also visit my web site; 4freeinsquotes.com

  6. Hello! I know this is somewhat off topic but I was wondering if
    you knew where I could find a captcha plugin for my comment form?

    I’m using the same blog platform as yours and I’m having trouble
    finding one? Thanks a lot!

    Also visit my web-site; Chanel

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui