Bahia ganha primeiro Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação

Foto: Reprodução/ FarolNews

Em uma Era quando dados e informações têm influência direta na vida da sociedade, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) deu mais um passo rumo à democratização de informações e sai na frente com o lançamento, nesta terça-feira (22), às 15h, em cerimônia virtual no canal do YouTube da Secti, do Observatório de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que vai reunir diversas informações sobre este setor no Estado. O projeto deu origem a uma plataforma, que não só vai reunir dados do ecossistema de CTI, como também vai incentivar a inovação tecnológica.

De acordo com Adélia Pinheiro, secretária da Secti, além da plataforma, o Observatório também contará com ações de integração entre o sistema, para que futuramente os usuários possam se tornar os principais alimentadores de informação do portal. “O Observatório contribuirá na melhoraria do contato entre diversas instituições, além de auxiliar a Secretaria e demais órgãos do Estado na tomada de decisão e construção de novas políticas públicas”, declarou.

A Plataforma permite acessar diferentes categorias que compõem o ecossistema de CTI. São elas: a Educação Básica, Profissional, Superior e Pós-graduação, além dos projetos e bolsas concedidas pela Fapesb e do Emprego e Renda na Bahia. Ao longo do projeto, serão inseridas mais informações dentro desses aspectos para que seja possível observar com mais propriedade cada competência científica, a infraestrutura instalada nos laboratórios e equipamentos, os dados sobre demandas tecnológicas, fontes de fomento e financiamento, identificação de arranjos produtivos locais, novos habitats de inovação, aproximação com entidades setoriais, entre outros.

Adélia afirma que, de forma geral, uma plataforma como esta, aliada às futuras ações de integração, torna-se uma ferramenta para disponibilizar e disseminar informações estruturadas em CTI e fortalecer a comunidade de cientistas, pesquisadores, empreendedores, entre outros.

A plataforma do Observatório foi projetada com arquitetura modular e contempla ainda iniciativas para estruturar novas bases de informações organizacionais que podem ser alimentadas pelos próprios atores do ecossistema de CTI, adicionando na plataforma dados acerca de sua região e ICTs, dessa forma, a plataforma caminha para a autossustentabilidade, com o intuito de se manter sempre atualizada.

“O Observatório vem para os baianos, sejam eles das universidades, centros de pesquisa, startups e demais segmentos, como um instrumento de integração e produção de informações de governo, institutos de ciência e tecnologia, setor produtivo e a sociedade civil organizada. Desta forma, almejamos tornar-nos um radar tecnológico que aponte oportunidades e também as demandas dos atores do sistema”, completou.

Fonte: Ascom/ Secti

29 COMENTÁRIOS

  1. Good ? I should definitely pronounce, impressed with your site.

    I had no trouble navigating through all tabs and related info ended
    up being truly easy to do to access. I recently found what I
    hoped for before you know it in the least. Quite unusual.
    Is likely to appreciate it for those who add forums or something, site
    theme . a tones way for your client to communicate.

    Nice task.

    Here is my web-site – Www7A.Biglobe.Ne.jp

  2. Wow! This can be one particular of the most helpful blogs We
    have ever arrive across on this subject.
    Basically Great. I’m also an expert in this topic therefore
    I can understand your effort.

    Stop by my web site :: http://orangegate.s4.xrea.com/cgi-bin/card/card.cgi?action=registerhttp://grassamerica.com/__media__/js/netsoltrademark.php%3Fd=ilssi.org%2Fforums%2Fusers%2Fshelleycastanon%2F

  3. Just desire to say your article is as surprising.
    The clearness to your publish is just excellent and that i could think
    you are a professional in this subject. Well along with your permission allow me to seize your feed to keep
    updated with approaching post. Thank you a million and please
    continue the rewarding work.

    Here is my site www15.tok2.com

  4. Hello my loved one! I wish to say that this article is amazing, great written and
    come with almost all important infos. I would like to
    look more posts like this .

    Feel free to surf to my web-site :: http://www.alpha-net.ne.jp/cgi-bin/sin44/aska.pl/rk=0/rs=vh.gev_6k3svwh9wmjtew2ac.jw-https://forum.levelupadvisors.com/groups/index.html

  5. Hello very cool web site!! Man .. Beautiful .. Wonderful ..
    I’ll bookmark your web site and take the feeds additionally?

    I am satisfied to seek out numerous useful information here in the publish, we need develop extra strategies on this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

    Take a look at my page … hockeyforums.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui