Mais de 19,8 milhões de seringas e agulhas para vacinar baianas e baianos contra o coronavírus serão compradas pelo governo estadual. A notícia foi recebida pelo deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) como um “passo importante para iniciar o processo e o cronograma da Bahia” para a vacinação contra a covid-19, doença infectocontagiosa que já matou quase 180 mil pessoas no país. O vice-líder do governo na Assembleia Legislativa (Alba) também defendeu que os governadores procurem o Supremo Tribunal Federal (STF) para que intervenha para agilizar a liberação das vacinas já testadas.

“Isso é fundamental para que tenhamos equipamentos suficientes para atender a população baiana e, tenho certeza, que assim que a vacina for liberada o governo do estado vai imunizar gratuitamente as pessoas. O governador Rui Costa já anunciou que será uma ação em massa na Bahia e que, se for preciso, vai até o STF para que isso seja possível”, descreve Marcelinho. O parlamentar também aponta que o governo federal deve ter “maior atenção para a aprovação da vacina o quanto antes”. Conforme dados, a entrega das seringas e agulhas adquiridas será imediata, com investimento de R$5,5 milhões.

Nenhum estado pode marcar vacinação sem aprovação da Anvisa. Mas, segundo dados do governo estadual, se alguma organização internacional validar, o órgão de vigilância sanitária pode acelerar as etapas de liberação no país. Marcelinho Veiga ainda frisa o montante investido na Bahia, com recursos próprios, para conter os efeitos da pandemia. “Foram mais de R$701 milhões gastos e o estado tem, lentamente, observado o crescimento da arrecadação do ICMS. A crise econômica gerada pela crise sanitária teve um enorme impacto na vida de todos. E o governo conseguiu preservar o equilíbrio fiscal e manter as contas em dia. E isso é fundamental”, conclui.