Início Jack Comunica Baiano cria plataforma que prevê segurança do mar para banhistas e trabalhadores

Baiano cria plataforma que prevê segurança do mar para banhistas e trabalhadores

Facilitar o acesso a informações sobre onda, maré, ventos, correntes e outras previsões oceanográficas que facilitam a vida de quem trabalha no mar ou habita o litoral baiano. Esta é a proposta desenvolvida por Rafael Mariani, que teve início durante seu mestrado em oceanografia física na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e agora ganha formato de plataforma online, totalmente gratuita, que busca promover a cultura oceânica entre a população baiana. “Idealizei o trabalho em sintonia com três objetivos da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável 2021-2030 da ONU, que trazem conceitos de um oceano seguro, previsto e transparente, que possa ser acessível para a sociedade”, destacou Rafael.

Segundo o criador da plataforma, chamada Bahiamares, a inspiração para o surgimento do projeto veio do anseio de evitar acidentes náuticos. “Navegando de standup paddle no Porto da Barra, eu me deparei com outras duas pessoas também em standup, que claramente eram inexperientes na prática. Eu sabia que, naquele dia e naquele momento, as correntes de maré eram fortes e em direção para fora da baía. Antes de sair de casa, já previa isso e já sabia o que fazer em caso de dificuldades com a correnteza. Já eles, não sabiam e cada vez mais adentravam numa zona mais perigosa até que os dois foram arrastados para fora da baía e precisaram de um resgate imediato de embarcação. Apesar de terem sido resgatados são e salvos, eu fiquei muito incomodado, pois eu gostaria de ter ajudado e pensei como poderia ter evitado este acidente. A partir daí surgiu a ideia de disponibilizar previsões oceanográficas de fácil acesso e entendimento, a fim de estabelecer um conhecimento prévio sobre a hidrodinâmica da região”, explicou.

Rafael destaca que o maior diferencial desta plataforma é a linguagem mais acessível voltada para o público leigo, com alerta de periculosidade gerado diariamente para o dia atual e os próximos sete dias. O serviço conta ainda com uma ferramenta que permite tirar dúvidas com oceanógrafos especialistas formados pela Ufba, através das redes sociais. “Integrar diversas informações sobre as condições do mar, com imagens de satélite, explicações e infográficos, torna esta plataforma uma alternativa para melhorar não só a qualidade de vida das pessoas que moram ou trabalham na região litorânea, mas para todas as pessoas que buscam ter um melhor contato com a vida marítima, inclusive turistas. Assim, a gente consegue gerar mais segurança para quem vai ao mar, otimizar as atividades náuticas, a partir da antecipação da tomada de decisões, e desmitificar alguns conceitos do oceano baseados em credo popular”, disse.

O projeto encontra-se em fase de análise de feedback dos usuários para seguir para a próxima etapa de desenvolvimento. “Para o futuro, penso em transformar a Bahiamares em um aplicativo, no qual fique ainda mais fácil às pessoas acessarem. Desejo também aumentar a disseminação dos alertas oceânicos e levar educação ambiental a milhares de pessoas por meio das redes sociais”, concluiu Rafael. A Bahiamares conta com apoio técnico de oceanógrafos da Ufba e atualmente está em busca de apoiadores, incubadoras, ou patrocinadores para conseguir dar continuidade ao serviço.

Bahia Faz Ciência

A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb) estrearam no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria e da Fundação. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail [email protected]

Blog do Thame