A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apresentou, nesta sexta-feira (9), o balanço das ações policiais do primeiro semestre de 2019. De acordo com a pasta, Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) – como homicídios, latrocínios e lesões dolosas seguidas de morte – caíram na Bahia em 16%. Em números absolutos, 2,5 mil desses crimes aconteceram em 2019, enquanto no ano anterior foram 3 mil.

A maior queda dos casos, segundo SSP-BA, ocorreu na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com redução de 19,4%. No interior a queda dos crimes violentos foi de 15% e na capital de 17,4%.

As quedas nos roubos e bancos foram de 19%, descendo de 2.948 para 2.412. O furto de veículos caiu em 18,2%. Os crimes em coletivos manteve a taxa, com leve acréscimo de 0,1%. A maior queda registrada foi no quantitativo de roubos em estabelecimento comercial: 36% a menos em relação ao mesmo período de 2018.

Reconhecimento facial

A SSP-BA destacou ainda o uso do sistema de Reconhecimento Facial que auxiliou na prisão de 39 suspeitos em Salvador e Feira de Santana, que estavam foragidos da Justiça ou descumprindo critérios de prisão domiciliar. Estes suspeitos foram identificados através de imagens de segurança presentes em estações de Metrô, Rodoviária, Aeroporto Internacional de Salvador e também em eventos de grande porte, como Carnaval, Micareta de Feira e Copa América. Já entre janeiro e agosto, a ferramenta identificou 47 suspeitos.

“Somos pioneiros e nos orgulhamos da Bahia ser referência no Brasil. Estados das regiões Sudeste e Sul estão montando os seus sistemas de reconhecimento facial espelhados no nosso”, celebrou Maurício Teles Barbosa, secretário da SSP-BA.

Segundo o secretário, há em curso uma nova licitação para implementações de mais câmeras. “Vamos avançar na Região Metropolitana de Salvador e nas maiores cidades do interior da Bahia, mantendo sempre o protocolo de apuração durante cada abordagem. Importante ressaltar que não tivemos erros, na Bahia, e isso graças à tranquilidade e preparo dos nossos policiais”.

Da Redação -foto: Vitor Barreto/SSP