O avanço das ações desenvolvidas pelo projeto do Governo do Estado, Bahia Produtiva, está sendo apresentado a um grupo de representantes do Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD/Banco Mundial), durante a 14ª Missão de Implementação e Supervisão do projeto, que teve início, nesta segunda-feira (14), e segue até sexta-feira (21).

O evento, realizado de modo virtual, conta com o balanço das ações executadas e atividades do projeto, que segue avançando na sua estratégia de política pública, para o fomento do desenvolvimento rural da Bahia, no apoio à produção, comercialização, segurança alimentar e nutricional e na melhoria da infraestrutura no campo, incluindo água e saneamento rural.

O diretor-presente da CAR, Wilson Dias, afirmou que é uma satisfação haver mais uma missão do Banco Mundial, que sempre traz aprendizados e novos horizontes para o desenvolvimento do projeto. Ele destacou a grandiosidade do Bahia Produtiva: “Não temos dúvida que o Bahia Produtiva, do ponto de vista de impacto nas comunidades rurais, é um dos projetos mais importantes que o Banco Mundial já teve aqui na Bahia. O Bahia Produtiva é um projeto de muitas colheitas. A gente sente que as organizações comemoram os impactos na renda e na qualidade de vida das famílias beneficiadas”.

Além da apresentação de todas as áreas do projeto, fazem parte da programação visitas virtuais a organizações produtivas apoiadas. Somente em ações para aumentar a inclusão produtiva e o acesso ao mercado dos agricultores familiares e outras populações tradicionais, já foram investidos R$ 572.4 milhões, beneficiando 42.293 famílias, com 1264 ações em diversos sistemas produtivos.

A especialista sênior em Desenvolvimento Rural, do Banco Mundial, Fátima Amazonas, declarou que a expectativa ao fim da missão é que seja altamente satisfatória: “Com todas as realizações até aqui, já sabemos que é um projeto satisfatório. O projeto demonstra iniciativas de inclusão produtiva, acesso a mercado e alianças produtivas de sucesso. O Banco Mundial não é apenas um financiador, mas um parceiro desse projeto, que conforme vai se desenvolvendo, vai atravessando fronteiras. Será um momento de inflexão e reflexão do que já foi feito e o que foi proposto”.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).



Assessoria de Comunicação SDR/CAR