Embalados pela tradição e encanto que a festa tem os foliões extravasaram alegria e se vestiram nas mais variadas cores  para tomar as ruas do centro de Feira de Santana em mais uma edição do Bando Anunciador da Festa de Sant’Ana.

A praça Padre Ovídio, novo local de concentração, logo cedo começou a abrigar mascarados e fantasiados dos mais diversos tipos. Quando o foguetório anunciou a saída, já havia um mar de gente se embalando ao som das tradicionais marchinhas que marcam a história do Bando Anunciador.

Para Rafaela Araújo, que participou do Bando Anunciador pela primeira vez, “O Bando é uma festa muito legal, a alegria encanta! Já tinha ouvido falar é esse ano resolvi conhecer de perto”. Quem também se contagiou pela alegria do Bando foi Anderson Neves, que prestigia o Bando há seis anos. “Essa iniciativa da Uefs é maravilhosa. Todos os anos saio fantasiado, entro mesmo no clima da festa”, disse.

O reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento lembrou que o Bando Anunciador é uma manifestação da cultura popular que foi proibida de se expressar em um determinado momento, e foi resgatado por iniciativa da Universidade em 2007. “Hoje, o Bando Anunciador é composto por múltiplos bandos que vem dos bairros, mostrando que a população se identificou com ele e participa da festa popular. O Bando já  é do povo novamente. A Uefs é apenas a mediadora da reconstrução da identidade dessa importante manifestação popular”, destacou.

O evento é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).