Durante o último debate presidencial nos Estados Unidos na última quinta-feira (22), o candidato Democrata Joe Biden foi pressionado pelo atual presidente Donald Trump sobre a proposta do primeiro de implementar uma “transição” do consumo de petróleo. Biden, visto por seu rival como defensor de terminar a indústria como um todo, respondeu que defende na verdade uma política de subsídios à indústria, “porque ela poluí significativamente”.

O Democrata também defendeu que os EUA zerem suas emissões líquidas, o que requer políticas de promoção de fontes de energia sustentáveis.

No entanto, como apontado pela BBC, alguns temem que medidas de apoio ao meio ambiente possam prejudicar a classe trabalhadora, principalmente em estados como Pensilvânia, Ohio e Texas, onde as indústrias de petróleo estão concentradas. Crucialmente, estes estados são politicamente críticos para as eleições.

Até o momento, em torno de 53 milhões de votos já foram registrados pessoalmente ou pelo correio. O resultado será decidido no dia 3 de novembro, e Biden possui uma leve liderança nas pesquisas.

Fonte: Brasil 247