O Brasil registrou oficialmente 51.879 novos casos confirmados de covid-19 nesta quinta-feira (18/02), elevando o total de infectados para mais de 10 milhões, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde.

Também foram registradas 1.367 mortes ligadas à doença nas últimas 24 horas. Ao todo, 243.457 pessoas morreram em decorrência da covid-19 desde o início da epidemia no país, e 10.030.626 brasileiros foram infectados.

Diversas autoridades e instituições de saúde alertam, contudo, que as cifras reais devem ser ainda maiores, em razão da falta de testagem em larga escala e da subnotificação.

Segundo o Ministério da Saúde, 8.995.246 pacientes haviam se recuperado da doença até esta quinta-feira. O Conass não divulga número de recuperados.

A taxa de mortalidade a cada 100 mil habitantes agora é de 115,9 mortes no Brasil.

Segundo um consórcio da imprensa brasileira, formado por O GloboExtra, G1, Folha de S. Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, até a noite de quarta-feira mais de 5,4 milhões de pessoas haviam recebido a primeira dose da vacina contra a covid-19 – o número é mais baixo que o de terça-feira pois Pará e São Paulo revisaram e diminuíram os dados informados anteriormente.

Em números absolutos, o Brasil é o terceiro país do mundo com mais infecções, atrás apenas dos Estados Unidos, que somam mais de 27,8 milhões de casos, e da Índia, com 10,9 milhões. Mas é o segundo em número absoluto de mortos, atrás dos EUA, que têm mais de 492 mil óbitos.

Ao todo, mais de 110 milhões de pessoas já contraíram o coronavírus no planeta, e 2,4 milhões de pacientes morreram em decorrência da doença.

 

Fonte: Deutsche Welle (DW)