Por: Vagner Souza/ BNews  Por: Bruno Luiz e Tamirys Machado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Segundo reportagem do site Bocão News o deputado federal Cacá Leão (PP) afirmou que vai dar entrada em um requerimento na Câmara Federal solicitando que a Casa convoque o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a explicar o corte de R$ 230 milhões em três universidades federais, incluindo a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Será cortado 30% do orçamento da UFBA.

“Convocação para que ele vá a Câmara explicar o assunto, como toma uma decisão desse unilateral? Na segunda vamos dar entrada no requerimento. Isso é inadmissível, não vamos permitir jamais que isso aconteça com a Universidade Federal da Bahia”, disse, nesta terça-feira (30), em contato com o BNews.

Ainda segundo a reportagem Leão está orquestrando ainda uma ação em conjunto com a bancada da Bahia para estudar providências sobre o caso. “Vamos discutir os próximos passos, o primeiro passo é a gente receber explicações e frear para que ele volte atrás dessa medida. A gente vai trabalhar para que ele volta atrás o mais rápido possível”, disse.

Ao Estadão, o ministro declarou que as universidades estão utilizando seu espaço para promover eventos políticos, manifestações partidárias ou festas, apontadas como “balbúrdia”. O ministro afirmou ainda que as universidades não estão tendo o desempenho ideal de ensino. “A lição de casa precisa estar feita: publicação científica, avaliações em dia, estar bem no ranking.” Ele, no entanto, não citou rankings.

Matéria postada originalmente no site Bocão News