Cacá vai pedir que Câmara dos Deputados convoque ministro da Educação para explicar cortes na UFBA

Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) realiza reunião deliberativa com 2 itens. Na pauta, o PLN 18/2017, que abre crédito suplementar em favor de órgãos do Executivo. Em pronunciamento, deputado Cacá Leão (PP-BA). Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Por: Vagner Souza/ BNews  Por: Bruno Luiz e Tamirys Machado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Segundo reportagem do site Bocão News o deputado federal Cacá Leão (PP) afirmou que vai dar entrada em um requerimento na Câmara Federal solicitando que a Casa convoque o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a explicar o corte de R$ 230 milhões em três universidades federais, incluindo a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Será cortado 30% do orçamento da UFBA.

“Convocação para que ele vá a Câmara explicar o assunto, como toma uma decisão desse unilateral? Na segunda vamos dar entrada no requerimento. Isso é inadmissível, não vamos permitir jamais que isso aconteça com a Universidade Federal da Bahia”, disse, nesta terça-feira (30), em contato com o BNews.

Ainda segundo a reportagem Leão está orquestrando ainda uma ação em conjunto com a bancada da Bahia para estudar providências sobre o caso. “Vamos discutir os próximos passos, o primeiro passo é a gente receber explicações e frear para que ele volte atrás dessa medida. A gente vai trabalhar para que ele volta atrás o mais rápido possível”, disse.

Ao Estadão, o ministro declarou que as universidades estão utilizando seu espaço para promover eventos políticos, manifestações partidárias ou festas, apontadas como “balbúrdia”. O ministro afirmou ainda que as universidades não estão tendo o desempenho ideal de ensino. “A lição de casa precisa estar feita: publicação científica, avaliações em dia, estar bem no ranking.” Ele, no entanto, não citou rankings.

Matéria postada originalmente no site Bocão News

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui