De acordo com um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, uma simples caminhada pode ajudar com uma dose extra de estímulo na criatividade, ou na resolução de problemas de memória e da vida. O grupo de pesquisadores fez testes para avaliar se a caminhada, uma atividade física de baixa intensidade e tão natural ao ser humano, poderia influenciar o cérebro. E o resultado foi muito animador! Durante o estudo, os cientistas expuseram os participantes a diferentes combinações de atividades. Eles fizeram testes: antes de caminhar, após a caminhada, sem fazer nenhum movimento, caminhando ao ar livre, e caminhando em esteira. Fizeram também, testes de criatividade enquanto os participantes caminhavam, com o objetivo de entender como essa atividade física influencia na capacidade cognitiva, na memória e nos pensamentos criativos. “Durante a caminhada ocorre a liberação de endorfina, conhecido como o hormônio da alegria, que promove a sensação de bem-estar e euforia; e da dopamina, que gera um efeito tranquilizante na pessoa que pratica a atividade física. Então a sua disposição será maior e a sua criatividade muito estimulada”, explica Guilherme Reis, Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness.

Quando estamos andando, o movimento é natural, não é necessário que o nosso cérebro faça um grande esforço para conciliar essa atividade com outras. Já que o cérebro não trabalha tanto focado no movimento das pernas, é possível divagar em pensamentos, que é um dos fatores considerados fundamentais para melhorar a criatividade e a memória. Outra descoberta interessante é que os benefícios da caminhada são sentidos por pessoas que andam na natureza, em ambientes abertos nas cidades, mas também em esteiras, dentro das academias. Nas caminhadas em ambiente interno os resultados em termos de criatividade foram associados à falta de distrações extras no ‘caminho’. Em todos os casos, a caminhada se mostrou positiva.

A melhora na criatividade foi identificada durante as caminhadas tanto ao ar livre, ou em esteiras; assim como ajudam as pessoas a terem novas ideias.  “A caminhada é uma excelente atividade física. E para estimular o hábito, a pessoa pode ir ao supermercado a pé, se for fazer uma pequena compra; ou ir caminhando ao trabalho, caso more perto. Além de ser uma boa atividade física, pode ser o estímulo que o seu cérebro precisa para você ser mais criativo e ter mais disposição”, conclui o Coordenador Geral da Rede Alpha Fitness. E vale sempre o lembrete: as pesquisas e os órgãos responsáveis já indicaram que a prática regular de exercícios físicos é essencial para blindar a imunidade das pessoas, ajudando na luta contra a COVID-19.