Campanha propõe divisão justa do trabalho doméstico entre homens e mulheres

Foto: Divulgação

Em tempos de coronavírus, diga não à violência doméstica! Essa é a palavra de ordem da Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). Com lema: “Ficar em casa é questão de saúde, dividir as tarefas, e viver sem violência também”, a ação é uma iniciativa da Rede Ater Agroecológica e Feminista do Nordeste, que congrega organizações como a Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) e Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

“É muito importante o Pró-Semiárido materializar a ação conjunta de apoio e de participação na nossa área, utilizando esta ferramenta construída por este grupo de entidades feministas. Nós todas juntas, entidades, Governo do Estado, somando na mesma luta em que reflete o local que é dos homens e das mulheres, mas que infelizmente é no espaço doméstico que a violência aparece, é no espaço doméstico onde a gente discute gênero. Onde a gente precisa construir relações mais igualitárias”, ressalta a assessora de gênero do Pró-Semiárido, Elizabeth Siqueira.

Elizabeth explica que, desde 2018, o projeto adota materiais da campanha junto às famílias agricultoras beneficiárias, durante as formações em gênero: “A campanha nos foi apresentada no Fórum Social Mundial, que aconteceu em Salvador, numa oficina realizada pela Casa da Mulher do Nordeste onde o tema era divisão justa do trabalho doméstico. Desde lá, nós incorporamos a temática nas ações porque acreditamos que trabalhar este processo de reflexão da violência e da sobrecarga, que acontece em cima das mulheres, não pode ser só trabalhado pelas mulheres, mas, sim, pela família e, principalmente, com o homem”.

A campanha nasceu a partir da percepção das desigualdades na divisão do trabalho doméstico, e ganhou mais um direcionamento neste período de enfrentamento da Covid19 e isolamento social, quando pesquisas, como a divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), revelam o aumento de cerca de 22% nos casos de feminicídio no país.

Com isso, os materiais da campanha ganham um tom de denúncia e afirmam que “a divisão injusta é uma forma de violência. Dividir igualmente o trabalho doméstico e respeitar mulheres e crianças são atitudes vitais para ficarmos em casa sem violência”. “Estamos juntas nesta luta! E, nas áreas do projeto, estamos tendo a oportunidade de refletir esta campanha, que é muito rica e muito oportuna no momento de pandemia”, finaliza Siqueira.

31 COMENTÁRIOS

  1. It’s a pity you don’t have a donate button! I’d certainly donate to
    this excellent blog! I suppose for now i’ll settle for bookmarking and adding your RSS feed to
    my Google account. I look forward to fresh updates and will share
    this blog with my Facebook group. Chat soon!

    my web-site :: returngain.com

  2. Hi there, I discovered your web site by means of Google while looking
    for a related subject, your website came up, it seems to be good.
    I’ve bookmarked it in my google bookmarks.[X-N-E-W-L-I-N-S-P-I-N-X]Hello there, simply turned into aware of your blog via Google, and found that it’s really informative.
    I’m going to watch out for brussels. I’ll be grateful in case you proceed this in future.
    Lots of other folks will probably be benefited out of your writing.
    Cheers!

    my page: www15.tok2.com

  3. I still can not quite believe I could often be one of
    those reading the important points found on your blog.
    My family and I are seriously thankful for your generosity and for offering me
    the possibility to pursue my own chosen career path. Thanks for
    the important information I managed to get from your website.

    Here is my website … Manual

  4. After looking at a handful of the articles on your website, I really appreciate your way
    of writing a blog. I saved it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Please visit my website too and tell me how you feel.

  5. I’m curious to find out what blog system you are using? I’m having
    some minor security issues with my latest site and I would
    like to find something more secure. Do you have any suggestions?

  6. Have you ever thought about writing an e-book or guest authoring on other websites?
    I have a blog based upon on the same topics you discuss and would really like to have you share some stories/information.
    I know my visitors would value your work. If you are even remotely interested, feel free
    to shoot me an e mail.

    Have a look at my web site … http://kward.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=okeepo.co.uk%2Fgroups%2Fmuscle-building-for-skinny-guys%2F

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui