Foto: André Frutuoso/SDR

Por redação

A IV Semana de Produção Orgânica da Bahia Qualidade e Saúde: do plantio ao pratot” começou nesta quinta-feira (30), como o objetivo de discutir os benefícios dos produtos orgânicos para a saúde e o meio ambiente. O evento integra a programação da 15° edição da campanha nacional de ‘Produto Orgânico – melhor para a vida’, promovida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Comissão de Produção Orgânica na Bahia (CPOrg), que reúne entidades governamentais, a exemplo da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e não governamentais.

Representando o secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, a superintendente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Célia Watanabe, destacou que “este espaço da discussão dos orgânicos é um local de militância pela vida e pela produção de alimentos saudáveis. O tema se insere no rol de princípios que norteiam a SDR”.

Engenheiro agrônomo da Bahiater no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) do Portal do Sertão, Daniel Dourado ressaltou a importância do evento para a troca de experiências e avaliação das ações que vêm sendo executadas. “Esta semana é importante para refletirmos e avaliarmos sobre os esforços que as diferentes instituições vêm desenvolvendo no sentido de realizarem a transição agroecológica, que consiste na mudança do modelo tecnológico para a produção sem uso de veneno, tendo o agricultor como protagonista desta mudança”.

 

Fonte: SDR