A jornalista comandará quadro com receitas, dicas gastronômicas e entrevistas no Programa Minha Bahia Tem, na Band”

A jornalista, apresentadora e influenciadora Tairine Ceuta começou 2021 com muitas novidades e mudanças. A profissional foi convidada para integrar a equipe do programa Minha Bahia Tem, exibido aos domingos, às 7h30, na Band Bahia (canal 7.1). Na atração, ela vai comandar o quadro “Com Sabor”, com receitas, dicas gastronômicas e entrevistas especiais.

Mas as novidades não param por aí. Além do quadro dominical, Tairine estrela campanha publicitária do “Morada Flor de Lis”, que está sendo veiculada na TV Band Bahia e Rádio Band News FM Salvador.

Estudante de gastronomia, Tairine comemora sua nova fase e se mostra motivada para produções que prometem prender a atenção de seu público. “Eu me cobro bastante, eu sei que tenho uma propriedade e experiência pelas minhas vivências na gastronomia, mas quero ter sempre mais bagagem para falar com o meu público. Aqui na Band, vou trazer sempre coisas legais que vão somar ao dia a dia dos telespectadores. “ disse.

O “Minha Bahia Tem” é apresentado por Ana Portela e vai ao ar todos os domingos no canal 7.1, Band Bahia.

 

SOBRE TAIRINE CEUTA

A jornalista, blogueira e influenciadora digital Tairine Ceuta, 29 anos, nasceu em Salvador e foi criada no bairro de Cajazeiras, ou Cajacity, como ela chama carinhosamente. Durante sua infância sempre acompanhou sua avó cozinhar e desde cedo começou a nutrir curiosidades e tomar gosto pelo mundo da gastronomia. Tairine se orgulha em dizer que tem a comida de sua mãe e sua avó como principal referência culinária, e que o tempero delas é um dos melhores que experimentou em sua vida.

Na adolescência começou a se interessar pelo jornalismo, o que fez entrar na faculdade com o sonho de um dia ser uma grande profissional. Porém, por falta de representatividade, ela achava que era impossível ocupar lugar de destaque: “Não me enxergava diante das câmeras como apresentadora. Como uma garota negra e gordinha, não via muitas jornalistas parecidas comigo na TV, então achava que só estava apta a trabalhar nos bastidores”, disse.

Na faculdade, criou junto com o jornalista Léo Carvalho o Portal Sou Salvador, que inicialmente foi pensado em dar suporte para eles se sentirem preparados para entrevistas de estágios na área. Com o sucesso do site, passou a ser colunista de gastronomia com o “Sou Mais Gourmet”.

Passou uma fase na Prefeitura de Salvador como estagiária de fotografia e foi a primeira estagiária do Jornal Massa, do grupo A Tarde, quando ainda era um projeto piloto. Lá, assinava matérias de esportes até que surgiu a sua primeira oportunidade para cobrir um evento externo na Festa de Iemanjá.  O dia foi tão importante para a jornalista, que desde então tem grande apreço pela a data festiva. “Minha primeira matéria externa foi a festa de Iemanjá. Fui desempenhar o meu trabalho e acabei caindo da embarcação e saí de lá ensopada (risos). Mas fiz uma matéria muito bonita digna de elogios, o que me marcou bastante. Não é à toa que a 1ª feijoada com sabor foi no dia de Iemanjá.”, revela Tairine.

Suas matérias do Massa chegaram até a produção da TV Aratu como sugestões de pautas. Com isso, a direção do programa Universo convidou Tairine para conhecer como funcionava o ambiente da TV, logo depois foi contratada como estagiária, passando por vários programas da grade da emissora, como Aratu Notícias, Ronda, QVP, Clube da Alegria e Universo, atuando desde produtora a coordenadora.

Em 2014 a sua coluna “Sou Mais Gourmet”  foi convertida para TV com o nome de “Com Sabor”. Ela lembra que no início as lives eram gravadas em um celular e ela mesma produzia e coordenava. “ Até o Com Sabor se consolidar tive que me virar em várias pra colocar o programa no ar”, disse.

Tairine se emociona quando se lembra da importância de Celisa Felicidade (In Memoriam), coordenadora de produção da Aratu, para a sua formação pessoal e profissional. Ela contou que o seu bordão “toda organizada” surgiu das preciosas dicas e alertas que Celisa dava para a jornalista cuidar de sua imagem e postura diante da TV.

Além de ter de dedicado a live com sabor, Tairine dá dicas gastronômicas aos seus seguidores em suas redes sociais, que juntas acumulam mais de 60 mil seguidores.  A jornalista pretende ainda ter uma formação gastronômica: “Eu me cobro bastante, eu sei que tenho uma certa propriedade e experiência pelas minhas vivências na gastronomia, mas quero ter uma formação pra falar com mais domínio para o meu público”, disse.

Sonhadora, a jornalista pensa ainda em um dia se qualificar para dar aulas de jornalismo gastronômico. “Os estudantes chegam muito verdes nos estágios, falo por experiência própria, então eu vejo que eles precisam de alguém que dê um choque de realidade neles, e quem sabe eu não possa ser essa pessoa (risos)”, disse.

Com o sucesso da 1º edição da Feijoada Com Sabor, a jornalista quer continuar promovendo eventos. Ela lembra que antes disso esteve envolvida nos preparos do Arraiá do Galinho, festejo junino realizado pela TV Aratu: “A Feijoada Com Sabor foi a primeira festa totalmente minha, e eu quero continuar nesse segmento. Eu sou uma pessoa festeira,  gosto de ver as pessoas felizes, então estou no caminho certo e esperem que vem muitas novidades por aí.”, prometeu Tairine.

 

Agora, Tairine está de casa nova e estreia seu quadro Com Sabor no programa Minha Bahia Tem nos domingos (7:30) da rede Band Bahia.