China e o Covid: ameaças e oportunidades

José Vicente Lessa*

A vida está voltando ao normal na China. Neste 25 de agosto fazem dez dias que nenhum caso novo de infecção pelo vírus é reportado. Em Pequim, lojas, shoppings e cinemas voltam a estar em plena atividade, reunindo o habitual “formigueiro” humano numa cidade com mais de 21 milhões de habitantes. Somente na remota Região Autônoma de Xinjiang-Uigur e em Guangdong, no sudeste, permanecem zonas classificadas de médio-risco ou de alto-risco. O Xinjiang oferece risco por suas dimensões. Em Guangdong o risco estaria no fato de a bacia do Rio das Pérolas ser a principal e tradicional rota de entrada do comércio internacional.

Enquanto o ocidente – e no Brasil não é diferente – amaldiçoa o tal “vírus chinês”, devemos também conhecer o evidente êxito que a China está demonstrando em seu combate. Antes, porém, alguns parâmetros devem ser vistos. Em primeiro lugar, vemos na disciplina de que o público chinês, em todas as suas etnias, revela-se capaz, o peso de um regime opressor. Esta visão é verdadeira até certo ponto. Há que observar-se igualmente um dado cultural. O povo chinês (assim como o japonês e o coreano) incorpora cuidados sanitários básicos desde sempre, ante qualquer surto banal de gripe ou resfriado, independente de regulação estatal. Restrições a viagens, uso de máscaras, distanciamento social e medidas de higiene ainda são observadas. Alguns desses cuidados devem ser ainda mais firmemente incorporados à rotina nacional. O uso de máscaras não é novidade nos grandes centros.

Em Segundo lugar, uma população de 1,4 bilhão não seria facilmente controlável. O sistema de “créditos” sociais, anunciado em 2014 mas que, devido a sua complexidade, ainda não está plenamente implementado, alcançaria sobretudo as classes médias urbanas (a população rural e o pobre urbano, em sua vida simples, não obteriam vantagem significativa de tais créditos).  Corporações privadas, como as financeiras operando on-line, usam o sistema, sem articulação com outras redes, para calcular riscos e a confiabilidade de seus usuários. De certo modo, o sistema é também setorialmente aplicado em alguns países para beneficiar motoristas de aplicativo avaliados por passageiros ou, como no Reino Unido, para denegar ingresso aos estádios a torcedores violentos. Deste modo, o combate à pandemia muito se deve, nestes dias, mais ao hábito que a eventuais regras draconianas emanadas de um governo despótico.

Comparar esse quadro com o brasileiro parece exercício vão. Falta-nos o saudável hábito social de proteção mútua, dado por uma consciência de pertencimento a uma coletividade. Falta-nos, sobretudo, esse código de conduta que tem atravessado dez mil gerações, desde os tempos em que Confúcio ensinava as virtudes próprias de um imperador e a correção nas relações sociais. O Brasil, com população sete vezes menor que a China, longe está de formar homogeneidade de costumes. O sistema federativo que, se por um lado racionaliza a administração do território, por outro favorece oligarquias políticas locais, levadas a caprichos ideológicos e mesmo ao animus abutendi da população e da própria federação. Por oposição, o sistema político chinês evita a formação de grupos de interesse locais pela rotatividade de seus quadros.

A China tem sido capaz de enfrentar – ou mesmo de provocar – grandes crises e delas sair mais forte. Não é por acaso que a expressão em mandarim para “crise” (weiji) é formada por dois caracteres 危机 que significam “perigo” e “oportunidade”.

*Diplomata de carreira, graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia; Ingresso na carreira diplomática em 1978;nonde foi Chefe da Divisão de Atos Internacionais do Itamaraty  por oito anos (1998-2006); Postos no exterior: Holanda, Alemanha, Suíça, Costa Rica e Namíbia; Segundo-Secretário em Pequim (1992-1995); Cônsul-Geral em Guangzhou, por seis anos (2013-2018), com jurisdição sobre as províncias de Cantão, Fujian, Guizhou, Hunam, Hainan, Yunnan e Região Autônoma de Guanxi

18 COMENTÁRIOS

  1. Hiya very cool site!! Man .. Excellent .. Superb ..
    I’ll bookmark your web site and take the feeds also?
    I am satisfied to seek out numerous useful information here within the
    post, we’d like develop extra strategies on this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

  2. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who
    was doing a little homework on this. And he actually bought
    me breakfast because I stumbled upon it for him… lol. So let
    me reword this…. Thank YOU for the meal!! But yeah, thanks for spending time to
    talk about this issue here on your site.

    Review my homepage http://www.hayasoft.com

  3. The other day, while I was at work, my sister stole
    my iphone and tested to see if it can survive a forty foot drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is now destroyed
    and she has 83 views. I know this is totally off topic
    but I had to share it with someone!

  4. Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I
    could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
    I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something
    like this. Please let me know if you run into anything.

    I truly enjoy reading your blog and I look forward to your
    new updates.

    Check out my homepage … http://cgi.www5b.biglobe.ne.jp/~leen/cgi-bin/bbs/yybbs.cgi

  5. Good day very cool site!! Man .. Excellent ..

    Amazing .. I will bookmark your site and take the feeds also?
    I’m satisfied to search out numerous useful information here in the put
    up, we want develop more techniques in this regard, thanks for sharing.
    . . . . .

  6. Hey there would you mind letting me know which hosting company you’re working with?

    I’ve loaded your blog in 3 completely different internet browsers and I must
    say this blog loads a lot faster then most.
    Can you suggest a good internet hosting provider at a
    fair price? Thanks a lot, I appreciate it!

    Have a look at my web-site – monsterwater.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui