Pequim, (Prensa Latina) A China planeja fechar este ano com mais de 600.000 estações base para fornecer a maior parte da cobertura do país com a rede 5G, a que possui a maior velocidade de conexão.
O Ministério da Indústria e Informação Tecnológica disse que, até o momento, 250.000 dessas instalações já estão em operação, oferecendo serviços a mais de 36 milhões de usuários.

A estação base mais alta do mundo, que suporta a rede 5G e construída a 6.500 metros de altura no Monte Qomolangma, conhecido internacionalmente como Everest, começou a operar entre eles.

A unidade está em um dos acampamentos nas montanhas, opera ao lado de outras duas localizadas anteriormente em 5.300 e 5.800 metros e é alimentada por energia fornecida por painéis solares.

Juntamente com essas obras, o país buscará estimular a construção de outras pessoas ligadas ao setor e também a exportação de equipamentos com a rede sem fio, após o impacto negativo resultante do surto de Covid-19 aqui.

As projeções em termos de embarques para o exterior apontam para mais de 180 milhões de telefones celulares em 2020.

No mês passado, mais de 59 milhões de dispositivos foram exportados.

A China lançou a comercialização de rede sem fio em outubro passado e prometeu maximizar o potencial de suas empresas de telecomunicações para construir um sistema eficiente em todo o país suportado por essa tecnologia.

Seu uso maciço é esperado este ano em comunicação pessoal e videogames, bem como sua crescente aplicação em veículos autônomos. A Coréia do Sul se tornou o primeiro país do mundo a oferecer o serviço 5G comercial em abril de 2019, que permite conexão quase instantânea em telefones celulares, ou seja, 20 vezes mais rápido que na geração anterior e, portanto, nos usuários Eles podem baixar filmes em menos de um segundo.

Avaliações globais prevêem que até 2035 ele gerará US $ 3,5 bilhões em desempenho e 22 milhões de empregos em todo o mundo.

Na China, espera-se que o uso comercial de 5G acelere o crescimento econômico sustentável e, no período 2020-2025, gere receitas de valor agregado muito altas.

Mas a rede sem fio é atualmente a causa de uma forte campanha dos Estados Unidos contra a China e empresas como Huawei e ZTE, à medida que o mercado se tornou mais competitivo para empresas com aspirações de ganhar contratos nessa área.