Cinco empresas sustentáveis para ficar de olho

Foto: Reprodução FIA

Natura, Banco do Brasil e LG são exemplos de organizações que apostam na economia verde

Apesar de a sustentabilidade ainda não ser um termo adotado por todos, muitas empresas têm demonstrado que podem, sim, impactar de forma positiva a sociedade. Diversas iniciativas estão sendo adotadas com o foco na preservação do ambiente e no melhor aproveitamento dos recursos naturais.

De acordo com esta pesquisa realizada pelo sistema Fiep¹, 87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis. Então, além dos benefícios sociais e ambientes, há ainda uma preocupação econômica por trás das ações. Confira algumas empresas que possuem ações sustentáveis!

1 – Unilever

Uma empresa famosa pelas ações sustentáveis é a Unilever. Recentemente, ela lançou a Unilever Food Solutions, uma unidade focada em incentivar o consumo de alimentos com menos impacto ao meio ambiente.

Além disso, a empresa tem um Plano de Sustentabilidade (USPL) que comemorou 10 anos em 2020. Durante o programa, a Unilever conseguiu:

  • reduzir em 50% as emissões dos gases do efeito estufa;
  • alcançar mais de 1,3 bilhão de pessoas em ações de saúde e higiene;
  • promover a diminuição de 32% da pegada total de resíduos dos consumidores.

2 – Natura

Conhecida por ser uma das empresas mais sustentáveis do mundo, a Natura tem diversas ações focadas na preservação de recursos. Uma delas é o catálogo Natura, disponibilizado de forma on-line. Dessa forma, os vendedores não precisam usar tantos panfletos físicos que, geralmente, não são descartados da forma correta.

Este ano ano, a companhia também anunciou um programa de logística reversa. Funciona assim: quando o consumidor entregar cinco embalagens vazias, eles irá ganhar um produto. Depois, a Terra Cycle – empresa contratada pela Natura – irá reciclar os materiais recolhidos.

3 – Philips

A holandesa Philips, que fabrica eletrodomésticos, produtos de iluminação e médicos, também tem se preocupado com o meio ambiente. A empresa desenvolveu um programa com várias ações que está focada em cumprir.

O destaque está na reciclagem de 90% dos resíduos das operações e no emprego de 100% em energia renovável. Caso consiga atingir todas essas metas, a companhia terá um grande impacto ambiental, já que atua em diversos países.

4 – Banco do Brasil

As empresas financeiras também estão atentas à sustentabilidade. Prova disso é o Banco do Brasil², eleito como o mais sustentável do mundo pela Corporate Knights. Para chegar ao topo, a instituição alocou mais de R$ 190 milhões na economia verde.

A economia verde é uma carteira de crédito composta por produtos relacionados com eficiência energética, construção sustentável, gestão de resíduos, além de áreas de cunho social, educacional e de desenvolvimento.

5 – LG

A LG é outra empresa comprometida com a preservação ambiental. Focada nesse objetivo, a organização tem desenvolvido soluções para consumir menos recursos naturais, especialmente energia elétrica. Entre as novidades da fabricante estão um aquecedor que evita o desperdício energético e tem alta eficiência.

Porém, a empresa coreana está indo além dos equipamentos para uso individual. A LG também está produzindo módulos de painéis solares para casas, edifícios e escritórios. No passado, a companhia anunciou novos modelos, ainda mais eficientes para captar a luz solar e transformar em energia. Usar esses painéis fotovoltaicos é uma ótima forma de reduzir o gasto energético, porém, eles só estão à venda no exterior.

Levando-se em conta tudo o que foi mencionado, apesar de a sustentabilidade parecer um conceito abstrato, ela não é. Aliás, diversas empresas grandes estão adotando posturas para minimizar o impacto no meio ambiente e investindo em ações verdes, como Natura, LG, Banco do Brasil, Philips e Unilever. Devido ao tamanho da atuação que elas possuem, é de se esperar que as iniciativas sejam bastante positivas e sirvam de inspiração para organizações menores e toda a sociedade.

 

Fonte: Agência Fiep (https://agenciafiep.com.br/2019/02/28/consumidores-preferem-empresas-sustentaveis/)

Agência Brasil (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2019-01/banco-do-brasil-e-considerado-o-mais-sustentavel-do-mundo)

24 COMENTÁRIOS

  1. I just like the helpful information you provide in your
    articles. I’ll bookmark your weblog and take a look
    at once more right here frequently. I’m rather certain I’ll learn lots of new stuff proper here!
    Best of luck for the next!

  2. I’m truly enjoying the design and layout of your website.

    It’s a very easy on the eyes which makes it much more enjoyable for me to come here and visit more often. Did you hire out a designer to create
    your theme? Superb work!

  3. Hi! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for
    this website? I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be great if you could point me in the direction of a
    good platform.

  4. Hey there! I could have sworn I’ve been to this website before but after browsing through some of the post I realized it’s new to me.

    Anyhow, I’m definitely glad I found it and I’ll be book-marking
    and checking back frequently!

  5. Have you ever considered writing an e-book or guest
    authoring on other sites? I have a blog based upon on the same subjects you
    discuss and would love to have you share some stories/information. I know my readers would enjoy your work.
    If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an email.

  6. Excellent items from you, man. I have take note your
    stuff prior to and you are simply too excellent. I really like what you’ve obtained right here, really like what you’re saying
    and the best way wherein you are saying it. You’re making it entertaining
    and you still care for to keep it smart. I can not wait to read much more from
    you. That is actually a great web site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui