Eixo Leste já leva água para 1 milhão de pessoas em quatro estados do Nordeste

O candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, visitou, na última semana, o Açude Epitácio Pessoa, popularmente conhecido como Boqueirão, localizado no município de Boqueirão, no Cariri paraibano.

Em abril de 2017, o açude recebeu as águas vindas do São Francisco, 35 dias após ter chegado a cidade de Monteiro, na Paraíba, através do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco. Com a chegada das águas, o Boqueirão saiu da margem de volume morto, onde media 2,9%, e hoje chega a atingir 30% de sua capacidade total, salvando Campina Grande e outras 29 cidades do colapso da falta de água.

Como ministro da Integração Nacional do Governo Lula, Ciro Gomes começou a obra da Transposição do Rio São Francisco, maior projeto de infraestrutura hídrica do país, que pretende levar água para regiões secas do Nordeste. “A obra sempre foi urgente. Na época, em 2006, para não perder mais tempo, contratei os serviços de engenharia do Exército Brasileiro para dar início. Hoje, faltam apenas 3% para concluir a Transposição. Vou trabalhar com todas as minhas forças para concluir a obra e acabar com o sofrimento de cerca de 10 milhões de nordestinos que convivem com os efeitos da seca e da falta de água”, afirmou, Ciro Gomes.

Central de Notícias CJLM