Pessoas que interromperam o projeto de ter filhos em função da pandemia estão tendo que lidar com um grau de ansiedade muito elevado. A consulta com o especialista pode minimizar riscos à saúde reprodutiva . A iniciativa da clínica visa prestar aconselhamento e acolhimento a casais que adiaram ou interromperam tratamentos para ter filhos. Eles poderão tirar suas dúvidas diretamente com especialistas em Reprodução Humana.  As consultas podem ser agendadas pelo telefone (71) 3012-3010, dentro do limite de vagas.

Em homenagem ao Mês das Mães, a clínica Insemina, especializada em medicina reprodutiva, vai disponibilizar durante o mês de maio aconselhamento reprodutivo gratuito para 60 casais inférteis, que adiaram o sonho de ter filhos em função da pandemia. O agendamento deve ser realizado previamente pelo telefone (71) 3012-3010, dentro do limite de vagas. As consultas on-line para aconselhamento e acolhimento serão realizadas com hora marcada, através de aplicativo especifico, e os casais poderão tirar suas dúvidas diretamente com os especialistas da clínica.

Pessoas que interromperam o projeto de ter filhos em função da pandemia estão tendo que lidar com um grau de ansiedade muito elevado. A espera ganha uma dimensão mais acentuada ainda no caso de mulheres em idade avançada e com reserva ovariana muito baixa, gerando um nível alto de estresse emocional e ansiedade.  “Muitos casais que sofrem de infertilidade e mulheres no limite da sua reserva ovariana que adiaram os tratamentos para ter filhos foram duramente impactados e estão com danos emocionais pela possibilidade de não mais conseguirem ter filhos”, explica o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor da Insemina.

Cada caso deve ser avaliado de forma criteriosa e individualizada. A consulta com o especialista pode minimizar riscos à saúde reprodutiva. Pacientes diagnosticados com  alguns tipos de câncer, por exemplo, precisam avaliar a possibilidade de preservar sua fertilidade através do congelamento de óvulos ou de sêmen.

No caso de mulheres em idade avançada ou com reserva ovariana prestes a esgotar, uma alternativa é a Fertilização in Vitro seguida do congelamento dos embriões para transferência ao útero da mulher em momento adequado.

“A ideia é prestar a assistência adequada a essas pessoas, esclarecer dúvidas, orientar e acolher”,  explica a médica Amanda Cutalo, especialista em Reprodução Humana, da equipe da Insemina.

Para manter a saúde reprodutiva durante a pandemia, os especialistas ressaltam a importância dos hábitos saudáveis: manter-se no peso adequado, ter uma alimentação equilibrada, controlar o estresse e a ansiedade, dormir bem, não fumar, evitar consumo excessivo de bebida alcoólica, e, se possível, praticar atividade física regularmente.

 

Sobre a Insemina     

Fundada em 2015, a Insemina Centro de Reprodução Humana é uma clínica especializada em Reprodução Assistida, que disponibiliza atendimento mais acessível e adequado à realidade da região. A clínica conta com uma equipe médica experiente e altamente qualificada. Além dos tratamentos especializados de reprodução assistida, várias técnicas, exames e procedimentos como histeroscopia, diagnóstico pré-implantacional (PGD), preservação da fertilidade (congelamento), realização de exames de espermograma, dosagem de hormônio antiMulleriano e outros são realizados, graças à parceria da Insemina com clínicas de referência na Bahia e no Brasil.

Em Salvador, a clínica atua em parceria com o Cenafert (Centro de Medicina Reprodutiva), onde os procedimentos de Reprodução Assistida, como Fertilização In Vitro (FIV) e Inseminação Intrauterina, são realizados contando com as técnicas mais atuais e seguras e equipamentos de última geração. Localizada no Comércio, a Insemina conta com consultórios e sala de ultrassom e funciona na Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103. Mais informações no site: http://clinicainsemina.com.br/