Código do Consumidor completa 30 anos oferecendo também inclusão e acessibilidade

Foto: Carol Garcia/GOVBA
Pessoas com deficiência visual ou auditiva contam na Bahia com ferramentas para terem acesso e a devida proteção do Código de Defesa do Consumidor (CDC), instituído pela lei 8.078/90 e que completa 30 anos nesta sexta-feira (11). Além de audiências conciliatórias em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) também oferece o CDC em braile.
As iniciativas foram desenvolvidas a partir de parceria entre o Procon Bahia e a Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), vinculada à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Este ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o Procon Bahia adequou o atendimento de forma não presencial, por meio dos aplicativos ProconBa Mobile e Preço da Hora Bahia, disponíveis para Android e IOS.
O superintendente do Procon, Filipe Vieira, destaca que “com a edição comemorativa em linguagem braile, lançada em maio do ano passado, o órgão levou o direito do consumidor a quem sempre comprou, mas não se sentia amparado”.
O Procon também disponibiliza atendimentos e audiências conciliatórias em Libras nas ações transversais com a Sudef. “Este conjunto de ações inclusivas tornaram-se referência nacional, fazendo o Procon Bahia presidir a Associação Brasileiras de Procons, demonstrando o trabalho de ponta e de excelência para o cidadão baiano”, acrescenta Filipe Vieira.
Atendimento remoto
Segundo o superintendente dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alexandre Baroni, mais de mil exemplares do CDC em braile já foram distribuídos para casas legislativas, bibliotecas e escolas em toda a Bahia. “Esta iniciativa foi do Procon e a gente trabalhou de forma parceira e integrada dentro da SJDHDS para desenvolver este material de extrema importância para as pessoas com deficiência”.
Quanto às audiências em Libras, Baroni explica que são de responsabilidade da Central de Intérpretes de Libras (Cilba), órgão da SJDHDS. “Nós estamos fazendo o atendimento de forma integrada a consumidores surdos, de forma remota, através dos intérpretes, que ficam lotados no prédio sede da SJDHDS”.
Setembro Verde
Além do aniversário do CDC, setembro é o mês oficial da luta pela inclusão da pessoa com deficiência. “Durante todo este mês, nós desenvolvemos várias atividades para dialogar e mobilizar tanto o governo como a sociedade civil. Este ano, por causa da pandemia e da quarentena, a SJDHDS está tratando o tema de bem-estar e acesso aos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é deslocar a fala do direito ao lazer e à cultura para o bem-estar de quem está em casa, sem perder o acesso aos direitos”, ressalta Baroni.
A programação do Setembro Verde, afirma Baroni, é composta por diversas atividades “desde lives tratando da empregabilidade das pessoas com deficiência à inclusão das pessoas surdas. Por uma coincidência positiva, temos o dia 11 de setembro que é a comemoração do CDC. Quando falamos dos direitos dos deficientes, é preciso tratar essas pessoas também como consumidoras”.
Resolutividade
De acordo com o superintendente do Procon, mesmo com as mudanças provocadas pela Covid-19 nas relações de consumo e com a impossibilidade de o órgão fazer o atendimento presencial ao público, o número de reclamações e problemas solucionados não diminuiu.
“A gente teve, em 2019, números da ordem de 64 mil reclamações, com uma taxa de resolutividade de 94%. Este ano, estamos no mesmo caminho. Com a pandemia, o Procon mudou o seu atendimento presencial para as ferramentas digitais e para a construção de uma nova forma de acompanhar a defesa do consumidor, seja pelo app ProconBa Mobile ou pelo aplicativo Preço da Hora Bahia. Os dois aplicativos são do Governo do Estado, gratuitos, leves e disponíveis para Android e para IOS, para que os consumidores possam baixar, utilizar e ter segurança na utilização”, completa Filipe Vieira.
Secom GOV BA

40 COMENTÁRIOS

  1. Hi there I am so delighted I found your webpage, I really found you
    by mistake, while I was looking on Google for something else, Anyways I am here now and would just like to say thanks for a tremendous post and a all round thrilling blog (I
    also love the theme/design), I don?t have time to browse it
    all at the moment but I have bookmarked it
    and also added your RSS feeds, so when I have time I will be back to read a lot
    more, Please do keep up the superb work.

    Here is my web page; http://www.quickregisterhosting.com/classifieds/user/profile/399302

  2. This is the right website for everyone who really wants to
    understand this topic. You realize a whole lot its almost tough to argue with you (not that I personally would want
    to…HaHa). You certainly put a brand new spin on a subject that’s
    been written about for ages. Great stuff, just excellent!

    Feel free to visit my webpage; www18.tok2.com

  3. Please let me know if you’re looking for a writer for your weblog.

    You have some really great posts and I feel I would be a good asset.

    If you ever want to take some of the load off, I’d really like to write some material for your blog in exchange for a link back
    to mine. Please shoot me an e-mail if interested. Many thanks!

    Here is my page … http://pattonedge.com/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.viralclassifiedads.com%2Fuser%2Fprofile%2F65076

  4. I’ve been absent for a while, but now I remember
    why I used to love this web site. Thanks, I will try and check back more often. How frequently you update
    your website?

    Review my web page … http://www.levulan.com.mx/__media__/js/netsoltrademark.php?d=www.helpformommies.com%2Fgroups%2Fferal-hemp-ditch-weed-found-at-clean-2006689930%2F

  5. My brother recommended I would possibly like this website.
    He used to be totally right. This post actually made my day.
    You cann’t believe simply how a lot time I had spent for this information! Thanks!

    Also visit my site Xiomara

  6. Right here is the perfect site for anybody who really wants to find out about
    this topic. You realize so much its almost hard to argue with you (not
    that I personally will need to…HaHa). You definitely put
    a brand new spin on a topic which has been written about
    for decades. Excellent stuff, just wonderful!

    Here is my homepage :: fencegroup.biz

  7. Thanks so much pertaining to giving me an update on this topic on your website.

    Please realise that if a brand-new post appears or if any
    changes occur on the current posting, I would be interested in reading more and understanding how to make
    good usage of those techniques you reveal. Thanks for your
    efforts and consideration of other people by making this website available.

    My web site; emailceo.com

  8. hey there and thank you for your information – I’ve definitely picked up anything new from right
    here. I did however expertise some technical issues using this site, as I experienced to reload the web site many times previous to I could get it
    to load correctly. I had been wondering if your hosting is OK?
    Not that I am complaining, but sluggish loading instances times will sometimes affect your placement in google and can damage
    your high-quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I am adding this RSS to my email and could look out for
    a lot more of your respective exciting content.
    Ensure that you update this again soon..

    Here is my site – cse.google.lt

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui