O Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promoverá, na próxima terça-feira (31), às 13h30, o evento ‘Diálogos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher’. Voltada para profissionais e estudantes de Serviço Social e demais profissional da área da saúde, a atividade será online, pela plataforma Microsoft Teams.

O encontro, que é organizado pelo Serviço Social do HGRS, tem como objetivo a compreensão da transversalidade de gênero no atendimento às mulheres vítimas de violência. Além disso, pretende-se, com a ação, promover a capacitação da equipe de saúde para abordagens e intervenções em situações de atendimento a mulheres vítimas de violência; entender o papel dos diversos atores no atendimento às mulheres vítimas de violência; identificar os tipos de violências e os fluxos necessários à notificação junto aos órgãos de proteção; pensar estratégias que permitam identificar, acolher e conduzir, de forma humanizada, mulheres vítimas de violência; conhecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência.

“O fenômeno da violência contra a mulher, especialmente aquela que se consolida no âmbito das relações intrafamiliares, deve ser analisado em uma perspectiva ampla, a fim de desvendar os fatores potencializadores e obstaculizadores para o seu enfrentamento. Esse desafio se apresenta no trabalho social realizado pelos profissionais das unidades de saúde”, explica a assistente social Suzana Santos Brito, responsável pela coordenação do serviço no HGRS.

Ela lembra que o Hospital Geral Roberto Santos, como tantas outras unidades de saúde, atende cotidianamente inúmeras situações envolvendo a violência contra a mulher. “Os atendimentos apontam para situações de violência física, psicológica, moral e sexual. Essas formas de agressões são complexas, perversas, não ocorrem isoladas umas das outras e têm graves consequências para a mulher. É, então, importante que a instituição esteja preparada para um atendimento acolhedor, humanizado, em que seja assegurado o direito da mulher”, completa.

Apesar de ser focada na assistência oferecida pelo HGRS, a agenda é aberta ao público. É gratuita e será transmitida pelo link https://bit.ly/ss-hgrs-21. Confira, abaixo, a programação.

Diálogos sobre o enfrentamento à violência contra a mulher 

13h30 – Abertura e considerações iniciais, com Suzana Santos Brito – coordenadora do Serviço Social do Hospital Geral Roberto Santos.

13h40 – A transversalidade de gênero no atendimento às mulheres vítimas de violência e Serviço Social, com Izadora Ribeiro Silva Costa – assistente social, graduada pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), mestre em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), doutoranda na mesma área.

14h40 – Interação com a plenária.

Fonte: Ascom/ HGRS