Se o mercado de trabalho exige experiência, quais são as alternativas disponíveis para quem procura a primeira oportunidade para iniciar a vida profissional? Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação para o primeiro trimestre (de dezembro a fevereiro) de 2021 foi de 14,4%, ou seja, 14,4 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil.

De acordo com a especialista em Recursos Humanos da Trinnus RH Jéssica Rebello, há alguns caminhos possíveis para conquistar a primeira vaga e iniciar a jornada profissional. “Para quem está no ensino médio e tem até 18 anos, há oferta de vagas para Jovem Aprendiz de várias áreas. Essa é uma excelente oportunidade para adquirir experiência, mesmo que seja em vagas mais abrangentes como atendimento ao público. Afinal, experiência com o público é coringa para qualquer meio em que você venha a atuar”, explica Jéssica.

Já para as pessoas que estão no ensino superior, o networking é fundamental para a entrada no mercado de trabalho. O relacionamento com colegas de faculdade, professores e funcionários é importante, porque são pessoas que poderão fazer indicações a curto, médio e longo prazo. Por isso, é importante ter atenção com o comportamento e a forma de vestir, por exemplo. Participar de atividades que a instituição oferece, como palestras, cursos e workshops, também são importantes, assim como concorrer às vagas disponibilizadas pelas empresas juniores, excelente porta de entrada para estudantes universitários.

Além disso, começar com trabalhos voluntários por alguns meses pode enriquecer o seu currículo. “Dessa forma, você aprende sobre a dinâmica do mercado e pode colocar em prática seus conhecimentos e aprender com profissionais mais experientes. Trabalhar em áreas correlatas em empresas que oferecem progressão de cargo interno, também podem ajudar a chegar na vaga que você tem interesse. Para isso, é preciso mostrar dedicação, responsabilidade e interesse. Lembre-se sempre: as empresas estão em busca de pessoas que se atualizam, que estão atentas às novidades do mercado e que são comprometidos com seus objetivos acadêmicos e profissionais” finaliza a especialista.