Alberto Freitas/Cuba Hoje

Sete ano depois de entrar em funcionamento, o Consulado Geral de Cuba para o Nordeste do Brasil, com sede em Salvador, capital da Bahia, encerra as atividades no próximo dia 30 de maio. O Consulado foi aberto em 2013 e tinha jurisdição nos Estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia e Maranhão.

Em comunicado publicado nas redes sociais, a cônsul-geral, Milena Caridad Zaldívar Piedra, lembra que a abertura da atual sede, pela então cônsul-geral Laura Ivet Pujol Torres, data do início da participação de Cuba no programa “Mais médicos” e que Salvador, a primeira capital do Brasil, também foi a porta de entrada para o primeiro contingente de médicos cubanos que chegou ao Brasil e atuou no país entre 2013 e 2018.

A partir de 18 de maio, os serviços consulares à comunidade cubana e aos brasileiros residentes na região nordeste do Brasil serão realizados no Escritório Consular da Embaixada da República de Cuba no Brasil, em Brasília (DF).

“Agradecemos ao povo do Nordeste, governos estaduais e municípios pelo acolhimento e pelos inúmeros sinais de afeto e respeito, por abraçar e tornar nossas causas próprias e pela vontade compartilhada de continuar construindo pontes que contribuem para alcançar benefícios mútuos”, diz Milena Caridad Zaldìvar Piedra, em um trecho do comunicado de encerramento das atividades.

A íntegra do comunicado, com informações sobre novo endereço para correspondências impressas, e-mails e envio de documentos, pode ser acessado neste link https://web.facebook.com/consulcubabahia/ .