Da Redação (com Informações do Granma e do Instituto Cubano de Amizade com os Povos) Desde segunda-feira, 6 de abril, e durante duas semanas, o Fórum de São Paulo, um agrupamento de partidos e movimentos progressistas da América Latina e Caribe, convocou um dia de mobilização contra bloqueios econômicos internacionais e sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos a Cuba, Venezuela e Nicarágua, e em apoio ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

O principal objetivo da campanha é coletar o maior número possível de assinaturas em apoio ao documento online “Petição contra o bloqueio ilegal de países e a solidariedade entre os povos”, publicado na plataforma https://www.change.org/ , além de difundir informações sobre as conseqüências humanitárias e econômicas das sanções dos EUA.

Nesse sentido, dois tuitaços serão realizados nos dias 9 e 16 de abril, das 10h às 14h (horário de Cuba + 1 hora em Brasília), com as hashtags ou rótulos #BloqueoNoSolidaridadSi e #SolidaridadSalvaVidas, para divulgar no Twitter publicações sobre o assunto ao maior número possível de usuários e gerar interação comunicativa sobre as sérias conseqüências das sanções em meio ao cenário de pandemia.

O dia de mobilização une outras ações internacionais para o levantamento imediato de medidas coercitivas unilaterais dos EUA contra vários Estados, que impedem, limitam ou tornam onerosa a compra por esses países de medicamentos, alimentos e outros suprimentos necessários para prevenir e combater a doença, além de causar danos às suas economias nacionais.

O Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP) emitiu um comunicado solicitando adesões à jornada e a ação proposta pelo fim do bloqueio a Cuba, Venezuela e outros países.

Manual de apoio está disponível no site https://forodesaopaulo.org/manual-de-apoyo/ e o link para a petição em bit.ly/bloqueono .

Acesso ao material completo da campanha aquí: bit.ly/materialesbloqueonohttps://drive.google.com/drive/folders/1BuJYddd3qLIrn642Tex0ABi9VPMkE9vL

Para a matéria do Granma acesse http://www.granma.cu/mundo/2020-04-07/foro-de-sao-paulo-convoca-a-jornada-contra-bloqueos-a-cuba-venezuela-y-nicaragua-07-04-2020-00-04-30 .