O serviço postal dos Estados Unidos não conseguiu entregar a tempo mais de 150 mil cédulas eleitorais, votos que podem, ao final do processo, não serem contabilizados.

A informação é do jornal The Washington Post. Mais de 12.000 cédulas são de votos nos cinco estados onde a contagem ainda não foi encerrada: Carolina do Norte, Pensilvânia, Geórgia, Nevada e Arizona.

No Arizona, apesar da apuração não ter atingido 100%, a vitória do democrata Joe Biden já é considerada assegurada, segundo a agência AP. O número de cédulas que não foram processadas a tempo deve aumentar nos próximos dias.

Cédulas ainda podem ser aceitas

Na Pensilvânia, 3.439 cédulas chegaram atrasadas, mas o estado pode aceitar os papéis até sexta-feira (6), desde que tenham o carimbo do dia da eleição.

Em Nevada, 4.518 cédulas não foram entregues, mas poderão ser enviadas até terça-feira (10). Na Carolina do Norte não foram processadas 2.958 cédulas, que poderão ser entregues até quinta-feira (12). A condição é de que tenham selos do dia 3 de novembro, data da eleição.

Na Geórgia houve atraso de 853 cédulas, enquanto no Arizona não foram entregues 864 papeletas. Nos dois estados esses votos foram invalidados.

 

Fonte: Sputnik Brasil