Nesta quinta-feira (28), o número total de pessoas que já foram infectadas pela covid-19 no Brasil superou a marca de 9 milhões.

O patamar foi alcançado apenas vinte dias depois do registro de oito milhões. Foi a velocidade de crescimento mais intensa registrada até agora no país. Segundo dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o número exato mais recente está em 8.013.708.

Para o registro de um milhão de pacientes, desde o primeiro caso, foram necessários 114 dias. A marca foi alcançada no dia 19 de junho.

Menos de um mês depois, em 16 de julho, o número de infectados já chegava a dois milhões. As marcas de três milhões  e quatro milhões foram alcançadas em 25 dias, em 9 de agosto e 3 de setembro, respectivamente.

A partir daí houve um movimento de diminuição no ritmo da propagação. O patamar de cinco milhões foi registrado 34 dias após a marca anterior.

Entre 7 de outubro e 20 de novembro, ou seja, em um período de 44 dias, o Brasil saltou de 5 para 6 milhões de casos. No entanto, a partir do fim de 2020, o avanço voltou a se acelerar. Para a marca de 7 milhões, registrada em 16 de dezembro, foram 26 dias.

Há menos de três semanas, em 8 de janeiro, o total de infectados pela covid-19 no Brasil ultrapassou 8 milhões. Desde o início desse período, o país teve média diária de mais de 50 mil novas contaminações pelo coronavírus, cenário que nunca havia sido registrado. Somente nesta quinta-feira (28) foram registrados 61.811 casos.

A média móvel de óbitos está acima de mil há mais de uma semana. Resultado da soma de todas as mortes registradas nos últimos sete dias, dividida por sete, o cálculo chegou a 1.057 nesta quinta-feira (28). O total de casos fatais registrados em 24 horas foi de 1.386. Mais de 221 mil vidas já foram perdidas para a covid no Brasil.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

 

Fonte: Brasil de Fato