As brigadas de saúde atuam em vários países

Da redação (com informações da Agência Cubana de Notícias ) Quatorze brigadas do contingente internacional Henry Reeve, de médicos especializados em situações de desastre e epidemias graves, com 593 profissionais de saúde cubanos, está combatendo em outros países o novo coronavírus SARS CoV-2, causando o COVID-19, que se espalhou para mais de 174 países.

No final de março o chefe do Ministério da Saúde Pública (MINSAP)Dr. José Ángel Portal Miranda, relatou em uma videoconferência com a imprensa nacional e estrangeira credenciada em Havana que 179 deles são médicos, 399 enfermeiros e 15 tecnólogos em saúde, e destacou que 338 são mulheres.

“Este novo gesto, embora nem todos os países tenham conseguido, continuará a distinguir a Revolução Cubana”, disse o ministro, esclarecendo que “as brigadas de Henry Reeve que hoje estão ajudando outros países não comprometem em nada a assistência à saúde” do povo”.

Portal Miranda lembrou que Cuba tem 95 mil médicos (nove para cada 1 mil habitantes) e 84 mil enfermeiras, e disponibilidade suficiente de recursos humanos para ajudar outras pessoas na luta contra o novo patógeno, sem afetar o serviço à população da ilha.

Portal Miranda disse que Cuba tem uma história de solidariedade que ninguém pode manchar e exemplifica que o princípio de compartilhar o que temos e não o que resta é apoiado nesse sentido.

O contingente, desde a sua criação pelo comandante chefe Fidel Castro, em setembro de 2005, esteve com 28 brigadas em 22 países. Mais de 7.950 profissionais enfrentaram os efeitos de 16 inundações, oito furacões, oito terremotos e quatro epidemias, e vale ressaltar três brigadas que enfrentaram o Ebola na África Ocidental.

Desde os pedidos feitos por alguns governos relacionados a atual epidemia, Cuba preparou brigadas que hoje estão na Venezuela, Nicarágua, Itália, Suriname, Jamaica, Granada, Espanha, nas ilhas de São Cristóvão e Nevis, Haiti e outras nações.

O texto original e na íntegra está disponível no link http://www.acn.cu/salud/62667-suman-14-las-brigadas-henry-reeve-que-combaten-la-covid-19 .

*Nota da redação: Henry Reeve é um dos heróis da primeira guerra de independência de Cuba.