O deputado estadual Marcelo Veiga (PSB) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto de lei  em que defende a presença de cirurgiões-dentistas e de outros profissionais de odontologia devidamente supervisionados nas UTIs e  em outras unidades dos hospitais baianos. De acordo com o parlamentar,  a presença desses profissionais vai encurtar tempo de tratamentos, prevenir doenças e infecções oportunistas e melhorar a qualidade de vida de pacientes.

“Eu percebo que o cirurgião-dentista tem muito à contribuir para com as equipes médicas que atuam nas UTIs da Bahia. A saúde bucal tem efeitos sérios no nosso bem-estar geral. Apesar de não parecer, até mesmo órgãos como o coração sentem os efeitos de uma boca saudável ou que precisa de cuidados urgentes. Além disso precisamos tratar os pacientes com o máximo de humanidade, o máximo de respeito e, diria até, o máximo de carinho que pudermos”, observa o parlamentar.

Marcelo Veiga esteve com a presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar, Andrea Figuereido e a odontóloga também destacou que, além de proporcionar mais capacidade e visão para equipes médicas das quais fizerem parte, cirurgiões-dentistas nas UTIs da Bahia vão gerar economia e redução de custos, ao apontar que segundo pesquisas do Hospital Albert Einstein, a inclusão do cirurgião-dentista na equipe multiprofissional do transplante de medula óssea foi capaz de diminuir em cerca de 5 dias o tempo de internação, reduziu em 50% a necessidade de morfina para controle da dor e apresentou duas vezes menos necessidade de alimentação parenteral, diminuindo consideravelmente o risco de infecções bacterianas num ambiente de risco.

Da Redação/Ascom MV – foto:  Divulgação