Encaminhada à prefeitura de Salvador, indicação do deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) pede a instalação de redutores eletrônicos de velocidades em via recuperada na capital para evitar acidentes. O projeto de indicação foi encaminhado no início do mês de março e sugere que a Superintendência de Trânsito instale os redutores na Avenida Aliomar Baleeiro – Estrada Velha do Aeroporto – que vem passando por requalificação. “Essa intervenção viária foi dividida em quatro etapas, devendo a última, que contempla os bairros de Mussurunga I e São Cristóvão, ser entregue provavelmente neste mês de março, por isso solicitamos a instalação de redutores de velocidade em sua extensão”, descreve Marcelinho.

Conforme dados do projeto de requalificação da avenida, coordenada pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), as melhorias englobam diversos pontos, como alargamento da pista em determinados trajetos, requalificação asfáltica e instalação de passeios com piso tátil. Também terá melhoria de curvas verticais e horizontais, implantação de rótulas em pontos críticos de tráfego, mas não consta a instalação de redutores de velocidade. “É um detalhe importante para garantir a segurança no trânsito. Já que as melhorias apontadas na indicação tendem a contribuir para o aumento da velocidade da via, além de ser uma reclamação constante da população dos bairros englobados pelas intervenções”, frisa o deputado.

Marcelinho solicita a instalação de redutores de velocidade, seguindo a orientação técnica dos órgãos competentes, em virtude do fluxo constante de pedestres, bem como a construção de quebra-molas próximo das escolas existentes nessas comunidades. “Não existe qualquer meio de contenção do excesso de velocidade na referida via. É notória a necessidade de adoção de políticas públicas concretas para melhorar a condição do transporte e segurança não só da população local, como também dos milhares de motoristas que trafegam pela via diariamente, assegurando, assim, o desenvolvimento socioeconômico da região para a população que se beneficia da presente avenida”, completa.

Ascom do deputado Marcelinho Veiga