“Vale a pena contratar uma empresa de desenvolvimento de software para criar minha solução? “. É comum que esta dúvida apareça quando uma empresa decide que precisa investir em um software.

A indecisão gira em torno de contratar uma empresa ou montar um time interno, ou até mesmo contratar um software de prateleira.

Não se preocupe, pois aqui iremos solucionar todas as dúvidas sobre contratar ou não uma empresa de desenvolvimento, quais as vantagens e desvantagens, se é necessário ou não, como escolher a empresa certa e mais.

Devo contratar uma empresa de desenvolvimento de software?

Antes de tudo, é importante que você responda algumas perguntas para facilitar essa decisão:

  • Seu projeto é complexo?

  • Seu projeto não é urgente?

  • Sua empresa não tem experiência em desenvolvimento?

  • Você está procurando por um software de alta qualidade?

Se a sua resposta foi sim para a maioria dessas perguntas, desde já adianto que contratar uma empresa para desenvolver seu software pode ser a melhor solução.

No entanto, se nem todas as perguntas você respondeu com sim, não se preocupe, existem alternativas além de contratar uma empresa terceirizada. Mais a frente do artigo falaremos sobre outras maneiras de desenvolver seu software.

Vantagens de contratar uma empresa de desenvolvimento de software

Se você ainda está indeciso, listamos algumas das principais vantagens de contratar uma empresa de desenvolvimento de software.

Aproveite e analise se essas vantagens fazem sentido para você ou se não são benefícios que chamam a sua atenção.

Equipe qualificada e com experiência

Ao contratar uma empresa de desenvolvimento de software, você está investindo na qualidade do seu produto e garante que ele será produzido por uma equipe com know-how e experiência para entregar um produto de alto padrão, que verdadeiramente atenda a necessidade da sua empresa.

 

Segurança financeira

Montar uma equipe interna e desenvolver seu próprio software pode ser uma tarefa complicada, pois além de ter que contratar vários profissionais qualificados, os gastos podem ser difíceis de controlar e muitas vezes acaba extrapolando o orçamento planejado.

No entanto, contratar uma empresa de desenvolvimento de software permite estabelecer um orçamento prévio e evita imprevistos financeiros.

Garantia de que o software resolverá o problema

Quem é desenvolvedor sabe que uma das grandes preocupações de um projeto é certificar e garantir que o software realmente atende a necessidade do cliente. Desenvolver um projeto é uma tarefa complexa que exige técnica e conhecimento, portanto, mesmo que feito por uma equipe interna, é preciso experiência para gerir um projeto e obter um resultado satisfatório como solução.

Redução de custos

Além da segurança financeira, contratar uma empresa terceirizada de desenvolvedores requer um investimento menor que montar uma equipe interna, pois evita a necessidade de contratar funcionários para a sua empresa.

Devo montar uma equipe interna de desenvolvimento de software?

Sinceramente, desenvolver seu software através de uma equipe interna só vale a pena se você já possui uma certa estrutura e recursos para isso. Desenvolver um software internamente requer um longo período de aprendizagem, estudo e testes até que se atinja um nível satisfatório de entrega.

Não me entenda mal, ter uma equipe interna significa ter uma equipe totalmente alinhada com a empresa, o que pode trazer resultados muito satisfatórios. No entanto, tenha em mente que ter uma equipe madura que entrega resultados de alta qualidade leva muito tempo e requer um alto investimento.

Antes de montar uma equipe interna é importante levar em conta as seguintes questões:

Complexidade do projeto

Quanto maior o número de processos e o nível de complexidade do projeto, maior o número de desenvolvedores qualificados que você terá que contratar.

É importante que os processos estejam bem claros no planejamento do seu software para que todos os profissionais necessários sejam contratados.

Tempo

Como já foi dito anteriormente, é necessário muito tempo para desenvolver um software internamente. É importante conhecer os processos de desenvolvimento de software para calcular quanto tempo seu projeto levará em média para ser concluído. Não espere obter um resultado satisfatório em apenas alguns meses com uma equipe recém montada.

Manutenção

É comum que um software se desatualize e necessite de manutenções ao longo do tempo.

Em um sistema pronto, quando surgem atualizações de outras plataformas conectadas a ele, a manutenção é feita em somente um local e todos os clientes passam a usar a plataforma sem problemas.

Porém quando seu software é desenvolvido internamente, é sua responsabilidade manter o programa atualizado quando surge uma nova versão de hardware, seja um servidor, sistema de backup, banco de dados etc.

Orçamento

É muito importante fazer um levantamento e análise de requisitos detalhados, para que seja feito o cálculo de custos mais preciso possível. Ao montar uma equipe interna, é muito importante ter um controle de custos de qualidade, pois os valores podem extrapolar com facilidade.

Devo contratar um software de prateleira?

Software de prateleira é uma solução produzida de maneira genérica, uniforme e em larga escala. Ou seja, suas funcionalidades não são desenvolvidas especialmente para usuários específicos e uma determinada organização.

Se precisa de um software com urgência e sua solução não é complexa ou específica, contratar um software de prateleira pode ser uma boa alternativa.

Não é incomum um excesso ou carência de funcionalidades em um software de prateleira, portanto é importante estudar antes de comprar um software pronto e se certificar de que ele atende verdadeiramente sua necessidade

Uma grande vantagem desta opção é o custo reduzido comparado a montar uma equipe interna ou contratar uma empresa terceirizada.

Resumindo

Se está procurando por um software de alta qualidade, mas não possui estrutura, recursos e experiência para desenvolver internamente, contratar uma empresa de desenvolvimento de softwares é a melhor opção.

No entanto, se já possui uma equipe estruturada, recursos e experiência para desenvolver um software internamente, é uma opção que pode trazer ótimos resultados e superar as outras alternativas em termos de qualidade.

Por fim, se você não possui experiência em desenvolvimento de softwares, e precisa de uma solução simples e genérica, um software de prateleira é a escolha ideal.

Por fim, a melhor maneira de fazer a escolha certa é ter clareza da sua ideia e saber a complexidade dela, para então fazer uma busca mais inteligente e procurar pela alternativa que melhor solucione a sua necessidade.

Escrito por Victor Ricco, Analista de SEO da Mestres da Web.