Na manhã desta terça-feira (16), em reunião remota com diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o deputado estadual Angelo Almeida (PSB-BA) pediu uma campanha reforçando a necessidade dos cuidados no uso das máscaras e da confecção caseira. “Muita gente está usando que nem calça jeans, dois, três dias seguidos, sem lavar. Quero sugerir que façam uma campanha esclarecendo a necessidade de fabricar máscaras com dupla camada de tecido e de lavar todos os dias”, disse o parlamentar, acrescentando que a maior parte da população não tem condições de comprar as descartáveis N95.

Para o deputado, após um ano de pandemia, muitas pessoas relaxaram nos cuidados e usam apenas porque é obrigatório em espaços públicos, mas, ressalta, quando não há o uso correto, não há proteção, e, portanto, não há eficácia no combate à disseminação do coronavírus.

O encontro foi realizado pela Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação (Conav), criada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), da qual Angelo é membro como representante da Bahia.

Ao iniciar a reunião, a diretora da Segunda Diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Meiruze Freitas, afirmou, sobre a aprovação das vacinas, que “a Anvisa está buscando oferecer o melhor serviço, dentro do menor tempo possível”. Disse ainda que estamos no pior momento da pandemia e que portanto todos os esforços são necessários para conter a contaminação.

O diretor da Quinta Diretoria da Anvisa, Alex Campos, destacou que “do momento que chega o requerimento de autorização até a liberação, a Anvisa se preocupa em garantir a saúde dos cidadãos”. “Estamos agilizando o processo e os técnicos estão examinando, de forma eficiente e célere, todos os relatórios e dados constantes das vacinas apresentadas para autorização de uso, em especial daquelas em caráter emergencial”, disse.

Atualmente, as principais vacinas que estão em análise de liberação pela Anvisa, são: Sputinik V, Moderna, Johnson e Covaxin. A CoronaVac já foi liberada para uso emergencial e a Pfizer/BioNTech e Oxford já têm liberação para registro sanitário.

Na oportunidade, a presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD-BA) afirmou que a instituição, por meio da Conav, está à disposição para promover e disseminar informações fidedignas sobre as vacinas no Brasil. “Nós estamos unindo forças e atuando em prol da saúde de todos, coletando informações sobre a vacinação nos estados e em diálogo constante com os órgãos de saúde estaduais, municipais e também com o governo”, ressaltou a parlamentar.

Alex Campos aproveitou a fala da presidente da Unale e frisou que os parlamentares e os órgãos estaduais e municipais de saúde podem agregar forças no combate à disseminação do vírus, principalmente de suas novas variantes, reforçando, de maneira constante, a importância do uso da máscara, do distanciamento social, de lavar as mãos e de seguir todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades.