Educadores das escolas estaduais Vale dos Lagos e Davi Mendes, ambas do bairro São Marcos em Salvador (BA), se reuniram virtualmente no último dia 30 de setembro para refletir sobre a importância da conservação da biodiversidade e conhecer também um pouco sobre a arte do grafite. Além de discutirem os temas, a oficina apresentou técnicas pedagógicas e sugestões de atividades usando ferramentas digitais, que podem ser realizadas com os alunos nesses tempos de distanciamento social. Para saber mais sobre projeto, acesse www.artenosmuros.com.br    

A atividade faz parte da 1ª fase do projeto Arte nos Muros – Biodiversidade, que tem parceria da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, patrocínio da Suvinil, realização da Flamingo Comunicação e produção da Horizonte Educação e Comunicação e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O encontro reuniu 14 educadores, a maioria professoras de arte, que interagiram ao longo de toda a tarde com a equipe que preparou a oficina virtual, originalmente prevista para ser presencial. Logo na abertura, o professor Jocivaldo Bispo da SEC BA deu as boas vindas ao grupo. Em seguida, Natalia Niemann agradeceu a participação de todos em nome da Suvinil, patrocinadora do projeto.

 

O conteúdo sobre biodiversidade foi apresentado pela formadora Ana Lúcia Gomes, que abordou o tema utilizando ferramentas digitais, como a que cria nuvens de palavras e a lousa virtual. A ideia é que os professores possam reproduzir o uso dessas técnicas com seus alunos, à distância. Mais adiante, houve a participação ao vivo do grafiteiro Bigod, que apresentou aos educadores os aspectos artísticos e humanos envolvidos no grafite, além de dar um depoimento pessoal de como o grafite e a arte mudaram a sua vida.

Para fechar o encontro, os professores participantes receberam a orientação de como finalizar o estudo com os alunos, enviando por meio digital desenhos que representem a percepção deles sobre biodiversidade para a Comissão Organizadora do Arte nos Muros – Biodiversidade. Os desenhos serão selecionados para receber o Dia do Grafite, que consiste em um workshop de grafite, coroado pela pintura do muro da escola, inspirada no tema biodiversidade. O workshop e o grafite serão coordenados pelo Bigod, artista que reside em Salvador e é reconhecido nacional e internacionalmente.