Nesta quinta-feira, 15 de outubro, data em que se comemora o Dia do Professor, foi lançado pela plataforma Bombozila o documentário em média-metragem “Ensino de Filosofia: em defesa do pensamento crítico”.

Dirigido por Vladimir Santafé e Diego Felipe e com produção da Bantu Comunicações e Linhas de Fuga, o filme denuncia supostas ameaças ao ensino de disciplinas como filosofia e sociologia nas escolas públicas do Brasil, desencadeadas pela reforma do ensino médio sancionada em 2017.

Segundo especialistas, ao longo desses três anos, com a autonomia da elaboração do currículo pelos governos estaduais, já há relatos de reduções de tempo dessas matérias pelo país, em uma tentativa de cortar custos e desvalorizar ensinamentos considerados essenciais para a formação de um estudante com pensamento crítico.

“É fundamental a divulgação desse filme para mobilizar militantes da educação de qualidade a defender a manutenção da filosofia no currículo frente a um governo federal que a desvaloriza. Contamos com a audiência de vocês e a propagação das discussões que o filme irá fomentar”, afirma o produtor executivo da Bantu Comunicações, Rudá Lemos, em nota enviada à Sputnik Brasil.

Em formato de depoimentos e contando com narração e passagens filosóficas da atriz Tatiana Henrique e entrevistas com professores, a obra ficará disponível para exibição, gratuitamente, na plataforma Bombozila, que reúne mais de 500 documentários sobre questões sociais.

Fonte: Sputinik Brasil