Quando faltam poucos dias para a reunião com o presidente Vladimir Putin na cidade russa de Sochi, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, diz esperar que Moscou mude sua abordagem em relação à Síria.

“Tenho diversas expectativas em relação à reunião com Putin. O governo sírio cria, de fato, uma ameaça em nossas fronteiras. Espero que a Rússia, como país amigo, mostre solidariedade e siga uma abordagem diferente em relação à Síria”, declarou Erdogan aos repórteres.

Entretanto, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, discutiu na quinta-feira (23) com o seu homólogo sírio, Faysal Mikdad, a evolução da situação no país árabe. A conversa decorreu à margem da 76ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, nos EUA.

Os dois políticos teriam abordado assuntos referentes ao fortalecimento futuro das relações entre a Rússia e a Síria, em um “tom construtivo e interessado”.

Após a conversa com Lavrov, Mikdad declarou que a comunidade internacional deve intervir se as forças turcas não se retirarem da Síria. O diplomata também afirmou que Ancara trabalhou com alguns países para agravar a situação no noroeste da Síria.

Fonte: Sputnik Brasil