Madri, 19 de março (Prensa Latina) O número de mortes na Espanha pelo novo Coronavírus( Covid-19) subiu para 767 pessoas hoje e estão contaminadas 17.147 pessoas, informou o Ministério da Saúde.

A contagem oficial divulgada nesta quinta-feira pelas autoridades de saúde reflete 3.341 novas infecções, um aumento de 25% nas últimas 24 horas e mais 209 mortes no mesmo período.

Esse saldo representa uma recuperação em relação aos últimos dois dias, em que o aumento das infestações foi de 18%, depois que o governo decretou no último sábado o confinamento quase total da população, com a declaração do estado de alarme.

Temos que ‘avaliar a tendência de vários dias seguidos’, relativizou o diretor do Centro de Alertas e Emergências em Saúde, Fernando Simón, em sua aparição diária habitual para relatar a evolução da doença.

Muitas medidas estão sendo implementadas para controlar o vírus, destacou o especialista do Ministério da Saúde da Espanha para esta pandêmia.

Ele garantiu que, embora os casos continuem a aumentar todos os dias, isso não significa que a Espanha ‘esteja indo mal’, mas que pouco a pouco poderá ser abordada a incidência máxima do surto.

‘Todos os dias haverá mais casos, por isso é importante manter a tensão até que o número de pessoas afetadas diminua de forma estável e, até aquele momento, continuará sendo necessário estabelecer medidas de controle’, alertou.

Segundo país europeu mais afetado – depois da Itália – e quarto no mundo, a Espanha tem 939 pacientes em unidades de terapia intensiva e mil e 107 já estão curados, disse Simon.

Com 6,6 milhões de habitantes, a comunidade autônoma de Madri continua sendo de longe a região mais afetada pelo Covid-19, com 6.777 contaminados e 498 mortos, 35 a mais do que os registrados na terça-feira.

É seguida pela autonomia nordeste da Catalunha, com dois mil e 702 positivos, e a região norte do País Basco, com mil e 190 casos relatados.

Simón explicou que o fato da taxa de mortalidade de casos ser maior em alguns territórios se deve ao fato de terem mais infecções entre os idosos.

Alarmada desde sábado, a Espanha manteve seus 47 milhões de habitantes em confinamento quase total, situação que pode ser estendida após os primeiros 15 dias da medida drástica, devido à disseminação do novo coronavírus.